Banca de DEFESA: JOAO JUNIOR JOAQUIM DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOAO JUNIOR JOAQUIM DA SILVA
DATA : 29/02/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

ROLE PLAYING GAME NO ENSINO DE BIOQUÍMICA: UMA ABORDAGEM A PARTIR DO PAPEL DA MEMÓRIA NA APRENDIZAGEM


PALAVRAS-CHAVES:

Jogos, Role Playing Game, Bioquímica, Aprendizagem, Memória.


PÁGINAS: 71
RESUMO:

Na atualidade se configura como um desafio para os docentes da educação básica, superar os
moldes do ensino tradicional e aperfeiçoar os métodos de ensino de ciências visando torná-los
atrativos e dinâmicos. Neste trabalho apresentamos o Role Playing Game (RPG) como uma
proposta para o ensino de bioquímica nos anos finais do Ensino Fundamental, pois acreditamos
que este pode ser um importante recurso para favorecer a interação e a criatividade entre os
estudantes, dinamizando o processo de ensino de um conteúdo marcado pela memorização. Por
se consolidar como artefato cultural, o jogo está presente em diversas etapas da vida dos
indivíduos e quase sempre está marcado pela interação social. O RPG pode ser considerado
como um jogo social uma vez que exige do jogador dialogar e conduzir uma narrativa de forma
colaborativa, neste sentido propomos um jogo de RPG com finalidade didática, portanto
evocamos ao entendimento da experiência promovida a teoria Histórico-Cultural de Vygotsky
(1988) que pressupõe a natureza social da aprendizagem e que pode ser um norte para o
pensamento lúdico no ambiente escolar. Esta pesquisa também se fundamenta na interpretação
de diversos autores da educação em ciências sobre a teoria da rememoração de Bartlett (1995),
a qual pressupõe que o indivíduo ao se deparar com a aprendizagem de conceitos científicos,
ressignifica seus conhecimentos prévios. Para além disso, o autor estabelece o conceito de
esquemas para analisar o papel da memória na rememoração de conceitos científicos. Tendo
como base esses pressupostos, este estudo tem como objetivo compreender a relação entre
aprendizagem e memória na consolidação dos conceitos bioquímicos de macronutrientes
(carboidratos, lipídios e proteínas) e micronutrientes (Sais minerais e vitaminas) mediado por
um Role Playing Game (RPG). No que se refere ao percurso metodológico, propõe-se uma
abordagem qualitativa de natureza básica e quanto aos objetivos se qualifica como pesquisa
explicativa. Quanto aos participantes, a pesquisa foi realizada com um grupo de 4 alunos
matriculados no 6o ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada de Pernambuco.
Para coleta de dados os estudantes responderam a um questionário individual para analisar seus
conhecimentos prévios, posteriormente os estudantes participaram de aulas expositivas
dialogadas sobre bioquímica, e na sequência foi aplicado o RPG proposto. A partida foi gravada
em áudio e vídeo para posterior análise. Após uma semana da aplicação do jogo, os
participantes se apresentaram para uma entrevista coletiva semiestruturada. A análise de dados
envolveu o confronto dos conceitos apresentados previamente no questionário inicial com
aqueles apresentados na entrevista coletiva semiestruturada após o jogo. As trocas discursivas
durante o jogo foram analisadas com base em momentos em que os conceitos de bioquímica
pareceram relevantes na discussão. No que tange os resultados da pesquisa, foram identificadas
diversas alterações mnemônicas que apontam para um processo de construção de significados
e aprendizagem. Por fim o principal achado deste trabalho foi revelar a possibilidade de acesso
à construção de significados novos, mediante análise da relação entre memória e aprendizagem
refletida nas alterações mnemônicas encontradas, que foram fomentadas pela aplicação do jogo
de RPG.
Palavras chave: Jogos, RPG, Bioquímica, Aprendizagem, Rememoração.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1822368 - JOAO ROBERTO RATIS TENORIO DA SILVA
Interno - 2557648 - JOSE AYRON LIRA DOS ANJOS
Externa à Instituição - MÔNICA LOPES FOLENA ARAÚJO - UFRPE
Notícia cadastrada em: 26/02/2024 14:27
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