ANÁLISE ESTRUTURAL DO ARGUMENTO: Avaliação da aprendizagem em Dinâmicas Argumentativas com Alunos do Ensino Médio
Argumentação; Avaliação da aprendizagem; Ensino de química.
Os estudos em argumentação no ensino de química têm mostrado que as práticas argumentativas mobilizadas na educação básica acontecem no sentido de formar alunos críticos e reflexivos que mobilizam conhecimentos científicos para pensarem sobre as diversas situações do cotidiano e para atuarem em sociedade. Porém, uma dificuldade recorrente nessas práticas mobilizadas em sala de aula é a de identificar os argumentos colocados pelos alunos durante o discurso argumentativo e falta de clareza nas relações entre conhecimento científico e defesa de ponto de vista. Para fundamentar a pesquisa trazemos a teoria da argumentação de Leitão, que traz o discurso argumentativo a partir da tríade da argumentação, argumento, contra argumento e resposta. E ainda propõe que o discurso argumentativo acontece em três dimensões, argumentativa, pragmática e epistêmica. Além dessa teoria, trazemos o layout do argumento de Toulmin, que traz o argumento de maneira estruturada e com elementos que revelam a maneira com que o argumento foi construído. E nesse contexto trazemos como questionamento: De que forma a análise estrutural do argumento inspirada na perspectiva de Toulmin pode auxiliar a avaliação da dimensão epistêmica dos movimentos argumentativos (argumento, contra- argumento e resposta) presentes na proposição de Argumentação de Leitão, em uma dinâmica argumentativa desenvolvida com alunos do ensino médio para o ensino de um conteúdo de química? Desse modo, para guiar a nossa pesquisa elencamos como objetivo investigar de que forma a análise estrutural do argumento inspirada na perspectiva de Toulmin pode auxiliar a avaliação da dimensão epistêmica dos movimentos argumentativos (argumento, contra- argumento e resposta) presentes na proposição de Argumentação de Leitão, em uma dinâmica argumentativa desenvolvida com alunos do ensino médio para o ensino de um conteúdo de química. Pois acreditamos que ao analisar o processo argumentativo a partir de Leitão e ao analisar o argumento a partir de Toulmin, o professor pode ter indicadores da assimilação, significação e ampliação do argumento do aluno. Pois, ao realizar essas análises se possível acessar informações sobre os processos intrapsíquicos e interpsíquicos que acontecem durante a argumentação e são revelados no argumento. Seguindo nesta direção,
com o intuito de responde ao problema de pesquisa, estruturamos a pesquisa em dois momentos. O primeiro momento se dá com uma atividade de júri simulado na disciplina de química forense, para conhecer os argumentos que os alunos propõem e a maneira com que fazem isso antes da intervenção do professor pesquisador. Em seguida, acontecerá uma atividade mediada pelo professor pesquisador para que os alunos conheçam a estrutura dos argumentos, e que elementos eles devem trazer para que o argumento deles tenha qualidade no debate argumentativo. Por fim, no segundo momento, será realizado um segundo júri simulado em que os alunos sejam instigados a trazer seus argumentos com base no design do argumento.