Banca de QUALIFICAÇÃO: LUYTA LORRAN SOUZA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUYTA LORRAN SOUZA DA SILVA
DATA : 13/03/2024
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

O OLHAR DO PROFESSOR DE BIOLOGIA EM FORMAÇÃO PARA OS AMBIENTES DE APRENDIZAGENS: uma análise sociomaterial


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Biologia. Ensino Superior. Teoria ator-rede. Espaços de
aprendizagem. Inovação


PÁGINAS: 35
RESUMO:

Esta proposta de pesquisa tem como objetivo investigar as percepções que discentes de
Licenciatura em Ciências Biológicas possuem de ambientes inovadores de ensino,
considerando as concepções que possuem de espaços de aprendizagem e como percebem a
organização destes e a participação de artefatos tecnológicos. O embasamento teórico
utilizado para a análise dos dados será Teoria Ator-Rede de Latour (2005), esta que se trata
de uma abordagem sociomaterial de pesquisa que se preocupa principalmente em entender as
conexões desenvolvidas entre elementos não humanos e humanos, inicialmente voltada ao
contexto do campo da Sociologia e que atualmente possui ampla aplicação em investigações
da área educacional. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa de viés descritivo,
que se desenvolve enquanto estudo de caso, a partir da delimitação de uma instituição e de
turmas específicas. O grupo amostral são discentes da Licenciatura em Ciências Biológicas,
da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que estão matriculados em uma das quatro
disciplinas de estágio supervisionado em Biologia ofertadas pela mesma instituição. O
instrumento de coleta de dados escolhido foi o formulário, o qual foi estruturado em acordo
com os referenciais estruturantes da pesquisa. Para a análise dos dados será utilizada como
base a análise textual discursiva de Moraes e Galiazzi (2017), a qual possibilita não só a
análise do conteúdo das respostas, mas também os discursos. Com esta pesquisa, espera-se
contribuir na construção de caminhos possíveis para a reorganização do ensino superior,
principalmente no que tange às necessidades específicas de futuros professores, partindo de
suas próprias considerações.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2937706 - MARCOS ALEXANDRE DE MELO BARROS
Externo à Instituição - SEBASTIÃO RODRIGUES MOURA
Externo à Instituição - WELSON BARBOSA SANTOS - UFU
Notícia cadastrada em: 26/02/2024 08:57
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02.ufpe.br.sigaa02