Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANA ALVES FIRMO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIANA ALVES FIRMO
DATA : 14/03/2024
LOCAL: Vídeoconferência

A PROFISSIONALIDADE DOCENTE PARA ATUAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DA ESCOLA MUNICIPAL PARA AULAS DIGITAIS DO RECIFE

Profissionalidade Docente, Escola Digital, Educação Básica

Esta pesquisa de abordagem qualitativa, tem como objetivo compreender a profissionalidade docente  necessária para a atuação nos anos iniciais da Escola Municipal para Aulas Digitais (EMAD) em Recife. A referida escola foi criada no contexto da pandemia de COVID-19, em 2021, para atender às necessidades daquele momento, porém superada a pandemia, a EMAD continuou suas atividades de ofertar Educação básica com mediação da tecnologia. Para isso, os professores precisaram  planejar e produzir aulas digitais. Assim, surge a problemática:  quais os saberes e /ou competências os professores precisam desenvolver para terem uma boa prática docente para aulas digitais? Buscando entender sobre essa temática, o texto trará estudos sobre a profissionalidade docente com foco no professor polivalente a partir da concepção de profissionalidade apresentada por Roldão (2005) e  apresentará conceitos sobre escola digital, sala de aula digital e aula digital. Também fará parte desse estudo a formação inicial dos professores. Na metodologia, a coleta de dados se dará através de análise dos documentos, realização de entrevista semi-estruturada com os 14 professores dos anos iniciais que compõem a escola e a observação.

Presidente - 2321243 - MARIA AUXILIADORA SOARES PADILHA
Interna - ***.814.804-** - WALQUIRIA CASTELO BRANCO LINS - UFPE
Externo à Instituição - ARLINDO JOSE DE SOUZA JUNIOR - UFU
Notícia cadastrada em: 24/02/2024 12:32