Banca de DEFESA: APARECIDO ANTÔNIO MAGALHÃES DE SOUSA

ARTICULAÇÃO ENTRE SABERES POPULARES, CIENTÍFICOS E ESCOLARES
NA ELABORAÇÃO DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS A PARTIR DO
CONTEXTO DA PRODUÇÃO ARTESANAL DA RAPADURA SERTANEJA

Saberes populares. Questões sociocientíficas. Rapadura. Sentidos e significados.

A presente dissertação busca analisar os diferentes sentidos e significados que podem ser mobilizados por licenciandos em Química, participantes do programa Residência Pedagógica, a partir da elaboração de Questões Sociocientíficas (QSC) sobre a produção artesanal da rapadura. Nesses moldes, procuramos responder ao seguinte questionamento: "Como ocorre a articulação entre os saberes populares e os saberes formais a partir do contexto da produção artesanal da rapadura sertaneja, em meio à elaboração de Questões Sociocientíficas?". O nosso objetivo foi analisar a articulação entre saberes populares e os saberes formais no processo de elaboração de questões sociocientíficas a partir do contexto da produção artesanal da rapadura sertaneja. Buscamos primeiramente fazer algumas considerações acerca dos principais aspectos teóricos que permeiam a nossa pesquisa: os saberes populares, as QSC e a produção da rapadura. A metodologia que adotamos para a coleta de dados incluiu uma formação com os licenciandos, para uma posterior análise dos sentidos e significados mobilizados pelos licenciandos em meio às discussões apresentadas ao longo do processo formativo. Para a coleta de dados, gravamos os debates em todas as fases da formação; os alunos também transcreveram suas considerações em um diário de bordo realizado em todas as fases da formação. Para a análise das QSC elaboradas, utilizamos como aporte de análise sobre os domínios de contexto e os aspectos sociais da QSC. Quanto aos resultados, percebemos que, dentre a cultura da produção de rapadura, existem uma gama de conceitos repassados de geração em geração, que representam diferentes modos de pensar e falar acerca de determinados contextos em ciência e química. Quanto às QSC, percebemos, de modo geral, que os licenciandos se apegaram às orientações para a elaboração, buscaram trazer como foco temáticas que remetessem à utilização e à preservação de saberes populares, bem como observamos em seu enredo a menção diferentes contextos de domínio os aspectos sociais. Concluímos que nossos objetivos de pesquisa foram todos contemplados, tendo em vista que os dados apresentados conseguiram responder nossa questão norteadora, de modo que podemos analisar os saberes químicos e escolares presentes em nossos dados, assim como os sentidos e significados mobilizados ao longo do processo formativo. Quanto à análise das QSC, observamos o contexto de domínio pessoal, social, ambiental, tecnológico e científico, bem como a preocupação em trazer temáticas para discutir a produção artesanal da rapadura, de modo a apresentar questionamentos pertinentes tanto para o contexto dos saberes populares quanto para temas necessários e pertinentes ao currículo escolar.

Externa ao Programa - 1158799 - BRUNA HERCULANO DA SILVA BEZERRA - UFPEPresidente - ***.503.904-** - FLÁVIA CRISTIANE VIEIRA DA SILVA - UFRPE
Interna - 1199128 - TASSIANA FERNANDA GENZINI DE CARVALHO
Notícia cadastrada em: 24/02/2024 12:27
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06.ufpe.br.sigaa06