A PROJEÇÃO DOS ESPAÇOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM QUÍMICA NO ENSINO SUPERIOR: um estudo com professores(as) do curso de Química-Licenciatura
Ensino de Química; Teorias da Espacialidade; Ensino Superior; Espaços de ensino e aprendizagem; Sociomaterialidade.
Este projeto de pesquisa objetiva compreender como os(as) professores(as) de
química projetam os espaços de ensino e aprendizagem no Ensino Superior em um
curso de Graduação em Química-Licenciatura. Para tanto, tomamos como lente
teórica as teorias da espacialidade (Nespor, 1994; Urry, 2007; Sorensen, 2009;
Fenwick; Edwards; Sawchuk, 2011; Bispo; Macedo, 2019; Carvalho; Yeoman, 2019,
2021), oriundas da sociomaterialidade, que problematizam como os espaços podem
produzir aprendizagem e como os elementos humanos (pessoas) e não humanos
(objetos inanimados como salas, laboratórios, livros, smartphones, computadores,
ambientes virtuais, etc.), participam e criam conexões nas práticas educativas. A partir
disto, adotamos a abordagem qualitativa, com objetivos exploratórios, de modo a ser
realizado um estudo de caso (Amado; Freire, 2017) com professores e professoras
que atuam no curso de formação docente e lecionam as disciplinas de química que
compõem o currículo do curso. Em vista disto, pretende-se utilizar um questionário
como instrumento de coleta dos relatos dos(as) participantes (Amado, 2017). As
perguntas contidas no respectivo questionário foram elaboradas em consonância com
o método da Análise Textual Discursiva (Moraes; Galiazzi, 2011), no qual se optou
por criar categorias a priori para permitir a produção de dados de maneira mais
organizada e direcionada. Assim, com o planejamento destes passos metodológicos,
é esperado que os(as) relatos dos(as) professores(as), com a descrição das suas
experiências, vivências e percepções, possam esclarecer quais espaços são
oferecidos na universidade e como estes são utilizados, além de ser possível
identificar quais articulações tem sido feitas para combinar ambientes físicos e virtuais
no âmbito do Ensino Superior.