Banca de DEFESA: FERNANDA ALVES NUNES

DISCENTE: FERNANDA ALVES NUNES
DATA : 23/02/2024
LOCAL: Remoto

EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM: uma análise da Aprendizagem Baseada em Projetos na Educação de Jovens e Adultos

Educação de Jovens e Adultos (EJA), Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), Práticas Pedagógicas, Roda de conversa, Participação ativa, Ensino-aprendizagem.

A presente dissertação explora a implementação e percepções da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), visando compreender como os educadores percebem e aplicam esta metodologia em suas práticas pedagógicas. Diante dos desafios inerentes à EJA, o estudo se propõe a investigar as concepções dos professores sobre a relevância e a aplicabilidade da ABP, bem como identificar as principais barreiras para sua efetiva implementação. Para alcançar tais objetivos, adotou-se uma abordagem metodológica mista, iniciando com a aplicação de um questionário online para delinear o perfil dos docentes participantes e suas concepções preliminares sobre a metodologia ABP. Posteriormente, foi organizada uma roda de conversa, proporcionando um espaço de diálogo e troca de experiências sobre a utilização de projetos em sala de aula e o entendimento dos professores acerca da ABP. Os resultados indicaram que, embora a maioria dos professores tenha alguma familiaridade com a ideia de projetos, há uma lacuna significativa entre o conhecimento teórico sobre a ABP e sua aplicação prática, revelando que muitas vezes os projetos são confundidos com atividades pontuais, sem a integração de elementos essenciais que caracterizam a ABP como uma metodologia de ensino-aprendizagem holística e dinâmica. Essa discrepância sugere uma compreensão superficial da ABP por parte dos educadores, evidenciando a necessidade de formação continuada e um processo de mudança tanto por parte dos docentes quanto dos discentes para uma implementação efetiva da ABP na EJA. O estudo conclui que há um reconhecimento da importância da ABP como ferramenta pedagógica capaz de enriquecer a experiência educacional de jovens e adultos. No entanto, ressalta-se a urgência de investimentos em capacitação profissional e desenvolvimento de estratégias pedagógicas que facilitem a adoção dessa metodologia de forma mais consistente e eficaz. Assim, propõe-se uma reflexão sobre os paradigmas educacionais vigentes e a necessidade de um compromisso institucional para promover ambientes de aprendizagem inovadores e inclusivos na EJA, que estimulem a participação ativa dos alunos e a construção colaborativa do conhecimento.

Presidente - 2937706 - MARCOS ALEXANDRE DE MELO BARROS
Externa à Instituição - MARIA DALVANEIDE DE OLIVEIRA ARAUJO - FPS
Externa à Instituição - SUZANE BEZERRA DE FRANCA - UPE
Externo à Instituição - THIAGO ARAÚJO DA SILVEIRA - UFRPE