Banca de DEFESA: DÉBORA DA SILVA MATOS

DISCENTE: DÉBORA DA SILVA MATOS
DATA : 29/02/2024
LOCAL: google meet

GEOGEBRA E LETRAMENTO MATEMÁTICO: RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE FUNÇÕES QUADRÁTICAS A LUZ DA BNCC E TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS

Letramento Matemático; GeoGebra; Sequência didática; Teoria das Situações Didáticas.

Esta dissertação de abordagem qualitativa, com metodologia definida como Pesquisa-Ação, tem como objetivo geral: analisar, sob a perspectiva da Teoria das Situações Didáticas, como a integração da escrita e do GeoGebra, contribui para o aprimoramento do letramento matemático. Para alcançá-lo, tem-se como objetivos específicos a) Propor ambiente pautado na Teoria das situações Didática para o desenvolvimento do letramento matemático; b) Analisar se o uso da Escrita e do GeoGebra auxiliam o letramento matemático; e c) Compor estratégias para a prática docente integrando recursos para o desenvolvimento do letramento matemático. Com o intuito de atingir o que foi proposto, foi realizada uma busca no catálogo de Teses e Dissertações da CAPES a partir da pesquisa de palavras-chave, para compreender como o desenvolvimento do letramento matemático tem sido estudado. 19 dissertações que eram pertinentes ao tema foram encontradas, e uma das consequências da análise desses trabalhos foi a atenção dada ao letramento matemático para os anos iniciais do ensino fundamental, sem o uso de tecnologias digitais de ensino e aprendizagem. O que nos direciona a pensar em como pode ocorrer essa ação no ensino médio, deste modo, a pergunta desta pesquisa pode ser definida em “Como desenvolver o letramento matemático mediado por uma sequência didática, vinculando-a à escrita e ao GeoGebra de acordo com a BNCC?”. Para respondê-la, foi produzida uma sequência didática a partir da teoria das situações didáticas, de Guy Brosseau, com etapas de ação, formulação, validação e institucionalização, com o emprego da escrita de passos e o software matemático GeoGebra. Ela foi aplicada em uma turma do primeiro ano do ensino médio, pertencente a uma escola estadual localizada no município de Caruaru em Pernambuco, e seu interesse foi avaliar o desenvolvimento do letramento matemático apresentado pela BNCC através da escrita dos alunos durante as atividades.

Presidente - 1681244 - EDELWEIS JOSE TAVARES BARBOSA
Interno - ***.449.834-** - FERNANDO EMILIO LEITE DE ALMEIDA - UFPE
Externo à Instituição - SADDO AG ALMOULOUD - UFPA
Notícia cadastrada em: 21/02/2024 10:58