Sweet Tooth e as Fake News da COVID-19: Contribuições da Teoria Crítica da Mídia para a Enculturação Científica e o Ensino de Química
Histórias em Quadrinhos. Fake News. Ensino de Química.
A presente pesquisa teve como intuito, a partir da utilização de Histórias em Quadrinhos como recurso didático, o ensino e aprendizagem de conceitos da Química, considerando os preceitos da Teoria da Aprendizagem de Lev Vigotski e a construção do pensamento crítico, a partir da identificação, discussão e elucidação de Fake News divulgadas no período pandêmico da COVID-19, no viés da Teoria Crítica da Mídia, proposta por Douglas Kellner. Desse modo, como objetivo geral a proposta é analisar a aprendizagem de conceitos científicos e o desenvolvimento de uma visão crítica da mídia, a partir de uma estratégia didática com base no uso de Histórias em Quadrinhos para o combate a Fake News sobre a COVID-19. Nesse sentido, desenvolvemos uma sequência didática dividida em 5 etapas, que ocorreram em oito aulas de 50 minutos cada. Os dados obtidos foram analisados a partir de duas categorias construídas por nós, relacionadas aos referenciais teóricos que fundamentaram nosso estudo. Com base na análise dos dados, observamos que os objetivos traçados foram atingidos, a partir das duas categorias que construímos e concluímos que a abordagem com Histórias em Quadrinhos, além de tornar a abordagem em sala de aula mais dinâmica, facilita a contextualização do mundo material com o conceitual.