Banca de QUALIFICAÇÃO: HELENICE ALVES FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HELENICE ALVES FERREIRA
DATA : 26/02/2024
LOCAL: Defesa Google Meet- Virtual

SONS DO SERTÃO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NA SALVAGUARDA DA CAATINGA ATRAVÉS DA MÚSICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO VALE DO CATIMBAU, BUÍQUE-PE

Educação Ambiental. Bioma Caatinga. Música como ferramenta da educação ambiental. Abordagem Baseada em Projetos.

A crise ambiental global destaca a urgência de abordar os desafios específicos enfrentados pelo bioma Caatinga exigindo uma nova abordagem na educação ambiental para os profissionais da educação. O estudo aborda a interseção entre educação ambiental, a música e o bioma caatinga utilizando a aprendizagem baseada em projetos. Nessa direção, a pesquisa tem questionamento central: como a utilização da aprendizagem por projetos através da música se constitui em uma ferramenta pedagógica de educação ambiental para instigar atitudes sustentáveis no contexto escolar para salvaguardar a Caatinga? Na direção de responder a esse questionamento o estudo tem como objetivo central compreender a importância da aprendizagem por projetos através da música no processo de educação ambiental, visando atitudes sustentáveis para a valorização da Caatinga em uma escola do Vale do Catimbau/PEA. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e exploratória. O trabalho será desenvolvido na escola municipal Antônio de Barros Sampaio, localizada na Vila Catimbau Buíque-Pernambuco, tendo como sujeito da pesquisa os professores dos anos finais. Para isso, foram selecionadas cinco músicas envolvendo o bioma Caatinga, com temáticas que tratam da biodiversidade, o clima, a fauna, a flora, entre outros aspectos. A pesquisa tem como pressuposto a utilização de práticas pedagógicas que articulem educação ambiental, aprendizagem por projetos e música podem ser impactantes na sensibilização e conscientização dos alunos sobre os problemas ambientais, especialmente na salvaguarda do bioma caatinga destacando a importância da educação ambiental como uma prática e significativa.

Presidente - 1715306 - ROBERTO ARAUJO SA
Interno - 1822368 - JOAO ROBERTO RATIS TENORIO DA SILVA
Externo ao Programa - 1152014 - SAULO FERREIRA FEITOSA - UFPE
Notícia cadastrada em: 20/02/2024 08:54