Banca de QUALIFICAÇÃO: DAVI DA SILVA NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAVI DA SILVA NASCIMENTO
DATA : 27/02/2024

RESILIÊNCIA E FORMAÇÃO HUMANA: UMA ANÁLISE DAS NARRATIVAS DE DOCENTES LGBTIA+ QUE ENSINAM MATEMÁTICA

Formação Humana; Resiliência; Matemática; Docentes; LGBTIA+.

O nosso trabalho se justifica pela necessidade de reconhecermos a importância de um olhar para uma Formação verdadeiramente Humana e integral na Educação e do desenvolvimento de estratégias para o enfrentamento das adversidades cotidianas, fortalecendo a capacidade de Resiliência de todos(as).  Isto para nós é indispensável, uma vez que no espaço acadêmico o(a) aluno(a) está diante de adversidades, tais como timidez, frustrações, dificuldade em uma disciplina, reprovações e até bullying. Essa perspectiva se torna ainda mais evidente se levarmos em consideração pessoas LGBTIA+, que vivenciam desafios diários por, simplesmente, serem quem são em diversos contextos, incluindo o educacional. Sendo assim, a escola pode representar dinâmicas de risco, sob uma ótica heterocisnormativa, tornando urgente que essa escola, e os(as) que fazem parte dela, apresentem, na verdade, dinâmicas de proteção para todos(as), influenciando, de maneira positiva, a construção e o fortalecimento da Resiliência e a visão que a pessoa tem de si própria. Pensando nisso, questionamo-nos: Como as características de Resiliência de professores(as) que ensinam Matemática foram influenciadas por suas trajetórias escolares e Formação Humana enquanto LGBTIA+? Traçamos, como objetivo geral: Analisar as narrativas de professores(as) LGBTIA+ de Matemática sobre suas vivências escolares, trajetórias pessoais e sua relação com a formação humana e manifestação resiliente. Nosso estudo possui uma abordagem qualitativa com caráter descritivo e se trata de uma Pesquisa Narrativa. Sendo assim, utilizaremos a Entrevista Narrativa como instrumento de coleta, produção e constituição de dados, a qual será realizada, individualmente, via Google Meets com um grupo de docentes LGBTIA+ que ensinam Matemática no estado de Pernambuco, seja no nível básico ou superior. Utilizaremos a Análise de Convergências e Singularidades para interpretação e produção dos dados, identificando tanto semelhanças estabelecidas em algumas temáticas, como aspectos singulares que sejam comuns a cada um(a).

Presidente - 2536752 - ANA LUCIA GALVAO LEAL CHAVES
Interna - 1193470 - TANIA MARIA GORETTI DONATO BAZANTE
Externa ao Programa - 2331197 - ANNA LUIZA ARAUJO RAMOS MARTINS DE OLIVEIRA - UFPE
Notícia cadastrada em: 19/02/2024 16:47