Banca de DEFESA: CAMILA GOIS SILVA DE LIMA VIEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAMILA GOIS SILVA DE LIMA VIEIRA
DATA : 23/02/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

O(a) docente em Ciências e Matemática em tempos de Crise: Mobilização da Resiliência no período transpandêmico COVID - 19, e a interferência na retomada dos projetos de vida.



PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Transpandemia COVID-19, Educação, Resiliência, Professor(a),
Projeto de Vida.


PÁGINAS: 122
RESUMO:

O presente estudo objetivou compreender como a Resiliência dos(as) professores(as)
de Ciências e Matemática, do Ensino Fundamental Anos Finais e do Ensino Médio,
foi mobilizada no período transpandêmico da COVID-19, interferindo na retomada dos
projetos de vida. Os nossos objetivos específicos foram: 1) Analisar o grau de
Resiliência apresentado pelos(as) professores(as) nos anos de 2020 e 2021, e; 2)
Identificar os possíveis aspectos utilizados pelos(as) participantes que auxiliaram na
superação de traumas ocasionados, e/ou potencializados, pela crise vivenciada na
transpandemia. A pesquisa se deu a partir da aplicação do Questionário da Resiliência
adaptado de Chaves (2010), contando com a presença de 26 participantes.
Posteriormente, realizamos uma Entrevista Semiestruturada com quatro
professores(as), os dois mais fortemente resilientes e os dois mais fracamente, à
época da pesquisa. Os dados coletados foram analisados através da Análise de
Conteúdo de Bardin (2016), que possibilitou a organização dos achados em
categorias temáticas formadas por Padrões de Resiliência e pelos aspectos usados
na mobilização da mesma. Ao término da pesquisa chegamos às seguintes
conclusões: Apesar das adversidades, os(as) professores se mantiveram nas faixas
de Resiliência Alta e Média-alta. Eles(as) usaram o amor, a boa vontade, a busca pela
saúde emocional, e a capacidade de ressignificar situações. Também consideraram
essencial contribuir positivamente na transformação da vida dos alunos através da
dedicação, empatia, formação continuada, paciência e Resiliência. Esses aspectos
foram úteis à superação dos traumas, possibilitando-nos a compreensão de que
os(as) professores(as) mais altruístas conseguiram dar prosseguimento e/ou retomar
seus projetos de vida mais rapidamente, bem como entender que a Resiliência é um
fator fundamental à reorganização ou continuidade dos projetos de vida.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2536752 - ANA LUCIA GALVAO LEAL CHAVES
Interna - 1193470 - TANIA MARIA GORETTI DONATO BAZANTE
Externa ao Programa - 2331197 - ANNA LUIZA ARAUJO RAMOS MARTINS DE OLIVEIRA - UFPE
Notícia cadastrada em: 19/02/2024 14:43
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09.ufpe.br.sigaa09