UM LABORATÓRIO NA PALMA DAS MÃOS: o aplicativo Suíte GeoGebra como instrumento de aprendizagem do significado frequentista da probabilidade
Educação Probabilística, Probabilidade Frequentista, GeoGebra, Dispositivo Móvel, Orquestração Instrumental.
Este estudo aborda o significado frequentista da probabilidade e emerge da inquietação quanto ao ensino e aprendizagem deste tópico na Educação Básica. Dado o caráter altamente experimental da probabilidade frequentista, indagamos sobre quais as possibilidades do aplicativo Suíte GeoGebra para dispositivos móveis como instrumento de aprendizagem do significado frequentista da probabilidade. Nesta direção, este estudo tem como objetivo identificar as contribuições e as limitações do aplicativo Suíte GeoGebra para dispositivos móveis, inserido numa composição de orquestrações instrumentais, como instrumento para a aprendizagem do significado frequentista da probabilidade. Nessa conjuntura, o estudo se ampara nos pressupostos do marco teórico sobre a epistemologia do conceito de probabilidade e seus diferentes significados a partir da literatura atual. A constituição dos dados se deu por meio da execução de uma composição de orquestrações instrumentais com quatro estudantes do Ensino Médio, elaborada para uma progressiva construção do significado frequentista da probabilidade, à medida em que se mobilizam, também, os seus demais significados. Para tanto, o desenho metodológico contou com três etapas. Na primeira etapa, utilizou-se uma variação do jogo corrida de cavalos com dois dados como ponto de partida para estudar o experimento aleatório de lançar dois dados tetraédricos e calcular a soma dos resultados. Na segunda etapa, utilizando o aplicativo Suíte GeoGebra, realizaram-se simulações computacionais para reproduzir o lançamento dos dados e calcular as frequências relativas de cada resultado, assim como a construção de tabelas e gráficos dinâmicos. Na terceira etapa, conclui-se sobre a convergência das frequências relativas para as probabilidades teóricas. A análise dos dados se deu por meio de uma microanálise interpretativa, fundamentada na análise microgenética. Por meio da análise dos dados, revelou-se que o aplicativo Suíte GeoGebra se tornou um efetivo instrumento para a aprendizagem da probabilidade frequentista, inserido em uma composição de orquestrações instrumentais elaborada para este fim, dispondo de elementos que facilitaram esta aprendizagem, embora dispusesse de outros elementos que a limitaram.