DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO REFLEXIVO: AS CONTRIBUIÇÕES DOS PROBLEMAS PROPOSTOS POR PROFESSORES DE QUÍMICA EM FORMAÇÃO
Metodologias Ativas; Resolução de Problemas; Elaboração de Problemas; Pensamento Reflexivo.
As metodologias ativas têm sido amplamente investigadas em várias pesquisas científicas. A temática também é reforçada direta e indiretamente por leis e documentos norteadores educacionais, que juntos colaboram para o processo formativo para além dos espaços escolares. Dentre os diversos benefícios do emprego da abordagem ativa no âmbito da sala de aula, destaca-se o preparo do estudante para uma atuação ativa e reflexiva sobre as dinâmicas de aprendizagem e dos desafios que emergem do contexto social. A metodologia de Resolução de Problemas em meio às diversas estratégias educacionais, tem sido a mais empregada no campo de Ensino de Ciências devido suas aproximações com o método científico. Por outro lado, sua aplicabilidade em sala de aula não é uma tarefa fácil, devido a complexidade que gira em torno dos problemas que são utilizados, que mais se parecem com meros exercícios. Essa abordagem costuma direcionar os aprendizes a um processo de resolução mecanizado, com poucas contribuições sobre o pensamento reflexivo, uma vez que as habilidades cognitivas sugeridas pelos desafios limitam-se à recordação e memorização de informações. Neste cenário, a pesquisa em voga, se propõe a analisar as contribuições dos problemas elaborados por professores de Química em formação no desenvolvimento do pensamento reflexivo. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica, qualitativa, com caráter exploratório. As atividades do estudo se darão pela construção e resolução de problemas por professores em formação. A análise dos dados será fundamentada com base na Resolução de Problemas, segundo Pozo e Crespo, 2009; nas habilidades cognitivas de Zoller e Pushkin (2007), Suart (2008) e Coelho (2016); e pelo instrumento de indicador de pensamento reflexivo de Zeichner e Liston (1985). Espera-se com a pesquisa, contribuir para discussões e reflexões sobre a abordagem de ensino de resolução de problemas e seus impactos sobre os aspectos cognitivos em sala de aula. Além disso, propiciar a atenção sobre o processo de desenvolvimento profissional de professores, principalmente, no tocante à proposição de atividades didáticas para o Ensino de Química e/ou Ciências.