Banca de QUALIFICAÇÃO: MATEUS DE MOURA MACIEL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MATEUS DE MOURA MACIEL
DATA : 29/02/2024
LOCAL: UFPE CAA

O ENSINO DE PROBABILIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: APLICAÇÃO DE PROPOSTAS DIDÁTICAS EM ESCOLAS ESTADUAIS DO AGRESTE PERNAMBUCANO

Ensino de probabilidade; Teoria Antropológica do Didático – TAD; Praxeologias; Atividade de Estudo e Pesquisa – AEP.

A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar o processo de construção de Atividades de Estudo e Pesquisa (AEP) para o ensino de probabilidade no Ensino Médio. Para alcançar o objetivo geral, recorremos a quatro (04) objetivos específicos: a) Analisar o discurso institucional em torno do ensino de probabilidade para o Ensino Médio em documentos oficiais; b) Analisar as praxeologias de livros didáticos para o ensino de probabilidade no Ensino Médio; e c) Propor Atividade de Estudo e Pesquisa (AEP) para o ensino de probabilidade no Ensino Médio. As praxeologias e a AEP são ferramentas da Teoria Antropológica do Didático – TAD, gestada no seio da Didática da Matemática francesa desde 1970. Através da TAD, buscaremos compreender as relações institucionais a partir do livro didático em torno do saber probabilidade, e construir um modelo alternativo que aborde o ensino de probabilidade por meio de uma pedagogia de investigação (AEP). Portanto, elegemos a TAD como principal aporte teórico desse estudo. A nossa pesquisa é de abordagem qualitativa, conforme Silveira e Córdova (2009) e Fiorentini e Lorenzato (2009), tipificada por estudo exploratório e explicativo, segundo Gil (2008). Desenvolvemos esse trabalho por intermediário de três etapas: na primeira etapa analisamos as orientações curriculares em documentos oficias como os PCN, PCNEM, OCEM e BNCC, em torno do saber probabilidade. Na segunda etapa, realizaremos análise praxeológica de livros didáticos aderidos por duas escolas estaduais de rede pública de Ensino Médio de Caruaru – PE, aprovados no PNLD 2021, além da coleção mais vendida no Brasil aprovada no PNLD 2015, comparando as praxeologias presentes nas obras analisadas. Na terceira etapa, realizaremos a proposição da Atividade de Estudo e Pesquisa (AEP), sequência de ensino que servirá como modelo alternativo e reflexivo para o trabalho docente com a probabilidade no Ensino Médio.

Presidente - 1681244 - EDELWEIS JOSE TAVARES BARBOSA
Interno - ***.449.834-** - FERNANDO EMILIO LEITE DE ALMEIDA - UFPE
Externo à Instituição - JOSÉ LUIZ CAVALCANTE
Notícia cadastrada em: 19/02/2024 10:49