Banca de DEFESA: LUCILIO HALTER SOBRAL MENDES

DISCENTE: LUCILIO HALTER SOBRAL MENDES
DATA : 11/03/2024
LOCAL: meet

O DEVIR  DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA EM ESCOLAS MULTISSERIADAS DO CAMPO DE BUÍQUE-PE: AFETOS E SUBJETIVIDADES EM JOGO

Educação do campo; Cartografia; Filosofia da Diferença; Professores de matemática; Subjetividade.

A presente pesquisa tem na Filosofia da Diferença seu plano de imanência para estudar o devir de alguns professores de matemática que atuam na Educação do Campo, pois, ela permite transitar por discussões que envolvem a subjetividade dos sujeitos em seu devir docente. A trajetória percorrida no bojo da Educação do Campo não é recente, trata-se também de uma consciência na luta por políticas públicas que garantam aos trabalhadores do campo alguns direitos, entre outros, o direito à educação, e à uma escola viva onde os saberes camponeses – sejam respeitados e valorizados. O objetivo central desse estudo é compreender como se constitui o devir de um grupo de professor que ensina matemática em escolas multisseriadas do campo em Buíque – PE. Trata-se de uma pesquisa que converge para os estudos de Deleuze e Guattari, os quais apontam a Filosofia da Diferença com discussões envolvendo multiplicidade, singularidade, devir, alteridade e subjetividade, logo consideramos estes aspectos ao estudar os sujeitos de nossa pesquisa. É uma pesquisa que possui uma abordagem qualitativa, com ponto de partida nos significados das experiências humanas. Os procedimentos seguirão em primeiro momento visita aos estabelecimentos escolhidos com apresentação da proposta e estudo na pesquisa pelo pesquisador e convite para participação na mesma aos professores. Posteriormente realizou-se entrevistas semiestruturadas, aplicação de questionário e a construção de mapas narrativos. Os principais teóricos que são base desse estudo são: Deleuze (1997), Guattari (2014), Gallo (2007), Bovo (2011), Queiroz (2015), Rolnik (2010). Utilizamos os conceitos devir, rizoma, subjetivação, dispositivo, fora, corpo vibrátil, cartografia, linhas de forças, e territórios por serem compatíveis com a expressão das emoções a partir de vibrações corpóreas: Ao investigar o universo dos professores e seu devir a partir da filosofia da diferença, buscamos compreender a constituição de si e de suas subjetividades acerca do sujeito docente que adentra o território da educação do campo.

Presidente - 2077818 - SIMONE MOURA QUEIROZ
Externa ao Programa - 2306894 - IRANETE MARIA DA SILVA LIMA - UFPEExterna à Instituição - AUDRIA ALESSANDRA BOVO - IFSP
Notícia cadastrada em: 19/02/2024 08:59
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08.ufpe.br.sigaa08