DEVIR DOCENTE: Os agenciamentos como primeiro passo para o surgimento de novos docentes |
Devir docente; Cartografia; Licenciatura de Matemática; Modernidade Líquida
Quando falamos de devir docente, falamos de um fazer profissional que difere de outros campos da sociedade. O devir pode ser entendido como a construção de um sujeito, esta construção não deve ser vista como uma atividade programada e fixa, pelo contrário, não é mecanizada. Seguindo este sentido, cada sujeito possui um devir distinto do outro, pois cada um sofreu agenciamentos diversos, visto estarem inseridos em dispositivos diferentes. Muitos desses indivíduos buscavam áreas profissionais que proporcionassem um maior prestígio social, porém existem àqueles que decidiram partir para a docência, serem Professores de Matemática, daí nasce nosso problema de pesquisa: Como os discentes de uma Licenciatura em Matemática ponderam a respeito dos agenciamentos ocorridos durante sua educação básica? Com base no nosso problema de pesquisa, devemos refletir que ao passo que estamos inseridos num mundo líquido (BAUMAN, 2021), também estamos num “dispositivo concreto” (DELEUZE, 1990). Cujo objetivo geral é descrever como os discentes de uma Licenciatura em Matemática ponderam a respeito dos agenciamentos ocorridos durante sua educação básica. A metodologia utilizada para a realização desta pesquisa será a Cartografia da subjetividade (Kastrup. 2009; Passos, 2007; Queiroz, 2015; Rolnik, 2016; Tártaro, 2016).