Banca de QUALIFICAÇÃO: WYLLYAMIS JOSÉ DE ASSIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WYLLYAMIS JOSÉ DE ASSIS
DATA : 27/02/2024
LOCAL: LEMAPE
TÍTULO:

DEVIR DOCENTE: Os agenciamentos como primeiro passo para o surgimento de novos docentes


PALAVRAS-CHAVES:

Devir docente; Cartografia; Licenciatura de Matemática; Modernidade Líquida


PÁGINAS: 20
RESUMO:

Quando falamos de devir docente, falamos de um fazer profissional que difere de outros campos da sociedade. O devir pode ser entendido como a construção de um sujeito, esta construção não deve ser vista como uma atividade programada e fixa, pelo contrário, não é mecanizada. Seguindo este sentido, cada sujeito possui um devir distinto do outro, pois cada um sofreu agenciamentos diversos, visto estarem inseridos em dispositivos diferentes. Muitos desses indivíduos buscavam áreas profissionais que proporcionassem um maior prestígio social, porém existem àqueles que decidiram partir para a docência, serem Professores de Matemática, daí nasce nosso problema de pesquisa: Como os discentes de uma Licenciatura em Matemática ponderam a respeito dos agenciamentos ocorridos durante sua educação básica? Com base no nosso problema de pesquisa, devemos refletir que ao passo que estamos inseridos num mundo líquido (BAUMAN, 2021), também estamos num “dispositivo concreto” (DELEUZE, 1990). Cujo objetivo geral é descrever como os discentes de uma Licenciatura em Matemática ponderam a respeito dos agenciamentos ocorridos durante sua educação básica. A metodologia utilizada para a realização desta pesquisa será a Cartografia da subjetividade (Kastrup. 2009; Passos, 2007; Queiroz, 2015; Rolnik, 2016; Tártaro, 2016).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2077818 - SIMONE MOURA QUEIROZ
Externa ao Programa - 2894033 - CRISTIANE DE ARIMATEA ROCHA - UFPEExterno ao Programa - 3309848 - ROBERTO RIBEIRO DA SILVA - UFPE
Notícia cadastrada em: 16/02/2024 10:31
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa01.ufpe.br.sigaa01