Banca de QUALIFICAÇÃO: MIKAELLY SILVA ANDRADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MIKAELLY SILVA ANDRADE
DATA : 27/02/2024
LOCAL: meet

A LACUNA DE COMPREENSÃO DOS POR QUÊS MATEMÁTICOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: Cartografando licenciandos em matemática

Por quês Matemáticos; Filosofia da Diferença; Cartografia; Devir docente.

Ao longo das últimas três décadas, pesquisas têm evidenciado uma lacuna de compreensão dos por quês matemáticos da educação básica por parte de professores e licenciandos em matemática (Andrade, 2022; Barbosa, 2015; Lorenzato, 1993; 2010). Sob motivação deste inquietante cenário, propomos mapear, à luz da filosofia da diferença, os processos formativos, as marcas e as experiências vivenciadas por licenciandos em matemática acerca dos por quês matemáticos da educação básica, investigando de que maneira essas nuances podem ter levado à lacuna de compreensão desses elementos. Adotando a Filosofia da Diferença (Deleuze; Guattari, 1992, 1995; Foucault, 2011; Gallo, 2008; Lauro, 2015) como principal aporte teórico, reconhecemos que os indivíduos constituem suas subjetividades em meio a uma multiplicidade de forças, relações e acontecimentos e, dessa maneira, optamos por assumir a postura de pesquisador-cartógrafo e usar a cartografia da subjetividade como método de produção de dados. Realizaremos esta pesquisa com estudantes da segunda metade do curso de Matemática - Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco - Campus Agreste, por meio de um curso de curta duração. Utilizaremos instrumentos de produção de dados diário de campo, questionários, entrevistas e mapas narrativos, tendo esta pesquisa inspiração cartográfica (Bovo et al., 2011; Passos; Kastrup; Tedesco, 2016; Queiroz, 2015; Rolnik, 2006; Silva et al., 2013).

Presidente - 2077818 - SIMONE MOURA QUEIROZ
Externa à Instituição - MARGARETH APARECIDA SACRAMENTO ROTONDO - UFJF
Externo à Instituição - LUCAS CARATO MAZZI - UNESP
Notícia cadastrada em: 16/02/2024 10:31