Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA NATALINE FERREIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA NATALINE FERREIRA DA SILVA
DATA : 28/02/2024
LOCAL: Remoto

A INSERÇÃO DO CONTEXTO LOCAL E GLOBAL: PRÁTICAS DOCENTES UTILIZANDO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE QUÍMICA

contextualização, resolução de problemas, formação de professores, ensino de química.

A contextualização pode ser conduzida de diversas maneiras, um exemplo é a resolução de problemas, metodologia que apresenta mais possibilidades ao professor e oferece papel de ativo ao aluno na sala de aula. O presente trabalho apresenta uma pesquisa dividida em três partes, tratando da contextualização global e local nas práticas docentes relacionadas a resolução de problemas, o qual tem como objetivo analisar aspectos contextuais da proposição e utilização de problemas na prática docente de professores de química a partir das orientações da nova Base Nacional Curricular Comum (BNCC). A contextualização manifesta-se como um recurso necessário para transformar o ensino, para que prepare os estudantes para exercer seu papel de cidadão, considerando que baseada na ciência e tecnologia, favorece o estudo dos contextos sociais abrangendo questões econômicas, políticas e ambientais. Desta forma, temos como objetivo geral Analisar aspectos contextuais da proposição e utilização de problemas na prática docente de professores de química a partir das orientações da nova BNCC. Como objetivos específicos: a) Analisar como as orientações da nova BNCC quanto a proposição de estratégias didáticas com vistas a resolução de problemas na área de Ciências da Natureza vem sendo discutidas nas pesquisas da área; b) Identificar práticas e concepções de professores e futuros professores de Química quanto aos aspectos contextuais em estratégias envolvendo a resolução de problemas; c) Analisar os aspectos contextuais no processo de elaboração de problemas feitos por professores e futuros professores de Química, a partir de um processo formativo sobre a temática, com base nas orientações propostas na BNCC. Para tanto, seguiremos o desenho metodológico a seguir: análise das pesquisas nacionais sobre resolução de problemas; análise de narrativas, escritas e orais, de professores de Química atuantes na rede pública de ensino do sertão de Pernambuco e da Paraíba, em curso de Licenciatura em Química do sertão de Pernambuco, que já concluíram ou que estão realizando estágio curricular obrigatório; análise dos aspectos contextuais em problemas elaborados por professores de química e professores em formação durante um processo formativo.

Presidente - ***.503.904-** - FLÁVIA CRISTIANE VIEIRA DA SILVA - UFRPE
Interno - ***.741.594-** - JOSE EUZEBIO SIMOES NETO - UFRPE
Externa à Instituição - MARIA EDUARDA DE BRITO CRUZ - UFAC
Notícia cadastrada em: 16/02/2024 10:31