ARGUMENTAÇÃO COMO REGRA DO JOGO: UM OLHAR PARA O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS A PARTIR DO PERFIL CONCEITUAL DE SUBSTÂNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA
Jogos; Perfil Conceitual; Argumentação.
A recente reestruturação do Novo Ensino Médio, balizada pela homologação da Nova Base Comum Curricular e, consequentemente, pelas modificações do currículo dos Estados e Municípios, coloca um grande desafio para os diferentes atores envolvidos - professores em exercício, professores em formação e formadores de professores, citando alguns. Direcionamos nossa investigação para aspectos destacados nas orientações para o Ensino Médio e que merecem ser revisitados nos cursos de formação inicial de professores, a argumentação e a aprendizagem de linguagens específicas das Ciências da Natureza. O foco deste projeto de pesquisa é investigar o papel dos jogos didáticos, digitais e analógicos, enquanto recursos capazes de potencializar o desenvolvimento de estratégias argumentativas que valorizem o uso de diferentes linguagens, incluindo a linguagem científica. Para tal temos como objetivo geral: Analisar como jogos didáticos elaborados por licenciandos em química com foco no perfil conceitual de substância contribuem para a proposição de estratégias argumentativa; e específicos:a) Analisar produção brasileira sobre a relação entre argumentação e jogos didáticos no Ensino de Química; b) Avaliar a articulação entre diferentes linguagens ao longo do processo de elaboração de jogo didático por licenciandos em química com foco no perfil conceitual de substância. c) Analisar aspectos da argumentação na validação de jogo didático elaborado por licenciandos em química com foco no perfil conceitual de substância.Para a construção de dados, nos apoiaremos em: análise cienciométrica, entrevistas narrativas e estudo de caso. A análise dos dados construídos será apoiada na semiótica social.