Banca de QUALIFICAÇÃO: ELLEN MILENA BATISTA PONTES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELLEN MILENA BATISTA PONTES
DATA : 29/02/2024
LOCAL: meet
TÍTULO:

MERGULHANDO NO APRENDER DISCENTE: Perspectivas deleuzianas sobre a teoria dos signos e rizoma com as diferentes maneiras de aprender matemática


PALAVRAS-CHAVES:

Signos; Rizoma; Cartografia das Subjetividades; Filosofia da Diferença; Educação Matemática


PÁGINAS: 41
RESUMO:

O aprender é um processo contínuo e heterogêneo no qual perpassa diferentes olhares, percepções e maneiras de adquirir conhecimento, portanto, existe uma multiplicidade de maneiras de aprender. Sabendo disso, essa pesquisa busca investigar algumas das diferentes maneiras de aprender matemática, por um grupo de licenciandos em Matemática da Universidade Federal de Pernambuco - Campus Caruaru e as possíveis relações deste ato de aprender com a Teoria dos Signos e o Rizoma Deleuze-Guattariano da Filosofia da Diferença. Visando responder a seguinte pergunta: Quais as diferentes maneiras de aprender Matemática, expressas por um grupo de licenciandos em Matemática, sob a ótica da Teoria dos Signos e o Rizoma Deleuze-Guattariano, da Filosofia da Diferença? Utilizaremos como metodologia a Cartografia das Subjetividades com uso de Questionário, Mapas Narrativos e Entrevista, no qual buscarão descrever as linhas de forças apresentadas pelos sujeitos da pesquisa sem o intuito de generalizar os dados produzidos. Esta pesquisa baseia-se nos referenciais teóricos da Filosofia da Diferença, em particular a Teoria dos Signos e Rizoma. Os principais autores que serão base para a pesquisa serão Deleuze (1988, 1990, 1995, 2003, 2005, 2010, 2018), Gallo (2008, 2012), Queiroz (2013,2014), Rolnik (1987, 1989), dentre outros autores que abordam as teorias presentes na pesquisa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2077818 - SIMONE MOURA QUEIROZ
Externa ao Programa - 1651275 - LUCINALVA ANDRADE ATAIDE DE ALMEIDA - UFPEExterna à Instituição - MICHELA TUCHAPESK DA SILVA - USP
Notícia cadastrada em: 16/02/2024 10:29
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04.ufpe.br.sigaa04