MERGULHANDO NO APRENDER DISCENTE: Perspectivas deleuzianas sobre a teoria dos signos e rizoma com as diferentes maneiras de aprender matemática
Signos; Rizoma; Cartografia das Subjetividades; Filosofia da Diferença; Educação Matemática
O aprender é um processo contínuo e heterogêneo no qual perpassa diferentes olhares, percepções e maneiras de adquirir conhecimento, portanto, existe uma multiplicidade de maneiras de aprender. Sabendo disso, essa pesquisa busca investigar algumas das diferentes maneiras de aprender matemática, por um grupo de licenciandos em Matemática da Universidade Federal de Pernambuco - Campus Caruaru e as possíveis relações deste ato de aprender com a Teoria dos Signos e o Rizoma Deleuze-Guattariano da Filosofia da Diferença. Visando responder a seguinte pergunta: Quais as diferentes maneiras de aprender Matemática, expressas por um grupo de licenciandos em Matemática, sob a ótica da Teoria dos Signos e o Rizoma Deleuze-Guattariano, da Filosofia da Diferença? Utilizaremos como metodologia a Cartografia das Subjetividades com uso de Questionário, Mapas Narrativos e Entrevista, no qual buscarão descrever as linhas de forças apresentadas pelos sujeitos da pesquisa sem o intuito de generalizar os dados produzidos. Esta pesquisa baseia-se nos referenciais teóricos da Filosofia da Diferença, em particular a Teoria dos Signos e Rizoma. Os principais autores que serão base para a pesquisa serão Deleuze (1988, 1990, 1995, 2003, 2005, 2010, 2018), Gallo (2008, 2012), Queiroz (2013,2014), Rolnik (1987, 1989), dentre outros autores que abordam as teorias presentes na pesquisa.