Banca de DEFESA: MARILIA DOS SANTOS MARINHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARILIA DOS SANTOS MARINHO
DATA : 27/02/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Sala H9 CAA
TÍTULO:

RELAÇÕES ENTRE A IMAGINAÇÃO E A ICONICIDADE TEXTUAL NA OBRA
ISAAC NO MUNDO DAS PARTÍCULAS: uma análise na construção de

significados sobre o conceito de átomo


PALAVRAS-CHAVES:

átomo; literatura fantástica; construção de significados; Teoria da
Iconicidade Verbal; imaginação; Gegenstand.


PÁGINAS: 138
RESUMO:

O uso de narrativas ficcionais na Educação Científica possibilita situações didáticas
através de relações entre elementos narrativos e a aprendizagem de conceitos
abstratos. Todavia, não se tem investigado o papel desses elementos na
aprendizagem, em termos de como eles se associam aos processos cognitivos dos
estudantes. Nesta pesquisa, realizamos uma intervenção em uma turma de História
da Química de um curso de licenciatura em Química, para investigar o papel da
narrativa de Isaac no Mundo das Partículas ao se associar a níveis de iconicidade e
à imaginação na aprendizagem do conceito de átomo. Para isso, consideramos a
aprendizagem como uma construção de significados, a partir da Psicologia Cultural
Semiótica. Tratando-se de uma pesquisa descritiva que se aproxima de uma
explicativa, realizada por meio de um estudo de caso e uma pesquisa participante,
realizamos uma intervenção com a turma inteira, mas nossos dados foram
construídos pela análise qualitativa dos discursos escrito e falado de três estudantes
(E1, E2 e E3). Ao analisar os dados de discussões e questionários, através da
Teoria da Iconicidade Verbal, observamos que os estudantes realizam
transformações diagramáticas e imagéticas do conteúdo da obra para construir
significados sobre o átomo. Isso aconteceu através de relações de semelhança
entre signos que remetem a outros signos icônicos (imagens mentais) e elementos
fantásticos na história. Essas relações alimentaram movimentos imaginativos na
aprendizagem, os quais se associaram a caminhos subjetivos traçados pelos
estudantes. Para investigar como esses caminhos foram construídos, realizamos
uma entrevista semiestruturada com cada participante. Através do modelo do
Gegenstand, percebemos que a leitura possibilitou a emergência de vetores de
significação, novos significados prospectados, a partir de processos criados pela
interação estudante-livro. A presença de marcadores nos discursos dos participantes
demonstrou que tais processos contribuíram para os vetores de ampliação, à
medida que os aspectos da narrativa foram selecionados pelos estudantes e
intensificados ao serem associados ao cotidiano; adaptação, quando os estudantes
incorporaram falas dos personagens literários para significar o átomo na realidade; e
afetividade, observado no discurso de E2, quando a estudante associou elementos
fantásticos da narrativa às suas memórias afetivas para significar o átomo. Nessa
perspectiva, nossos achados apontam que a relação Ciência-Literatura em sala de

aula não só alimenta conexões entre fantasia e mundo real, mas, ao gerar
movimentos imaginativos na aprendizagem, possibilita trocas e ações no mundo
concreto para a construção de significados de conceitos abstratos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1822368 - JOAO ROBERTO RATIS TENORIO DA SILVA
Interno - 1279093 - JOAO EDUARDO FERNANDES RAMOS
Externo à Instituição - LUCA TATEO
Notícia cadastrada em: 07/02/2024 15:04
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