Banca de DEFESA: WEVERTON SOUZA DE OLIVEIRA

DISCENTE: WEVERTON SOUZA DE OLIVEIRA
DATA : 15/02/2024
LOCAL: GOOGLE MEET

A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DESENVOLVIDA NA PERSPECTIVA DO CICLO DE EXPERIÊNCIA KELLYANA

Ciclo da Experiência Kellyana, Modelo de Reconstrução Educacional, Sustentabilidade.

A complexidade de muitos conteúdos de ciências no ensino fundamental influencia no processo de aprendizagem e construção de conceitos por parte dos estudantes. Diante disso, a presente pesquisa tem por objetivo contribuir na construção do conceito de Sustentabilidade a partir de uma sequência didática desenvolvida na perspectiva do Ciclo de Experiência Kellyana (CEK). A pesquisa configura-se como de abordagem qualitativa com delineamento descritivo. Acreditando que os educandos possuem a capacidade de refletir e dialogar sobre suas concepções e saberes, realizamos algumas intervenções com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma Escola da Rede Municipal de Chã de Alegria – PE. Usamos etapas do CEK com o intuito primeiramente de identificar concepções prévias e em seguida contribuir na construção do conceito de sustentabilidade. No trabalho, usamos o Modelo de Reconstrução Educacional (MRE) para analisar livros didáticos de ciências, e compreender como esse recurso contribui para o ensino aprendizagem do conceito de Sustentabilidade. Os resultados indicam que inicialmente os estudantes apresentaram dificuldade com o conceito de sustentabilidade, porém eles já possuíam saberes prévios sobre a temática. Observamos que, mesmo entendendo a importância do debate da educação ambiental e da sustentabilidade para as suas comunidades, eles não sabiam conceituar de forma clara e objetiva. Finalmente, observou-se que a partir das intervenções didáticas pedagógicas, eles conseguiram fortalecer os saberes e mudaram significativamente seus conceitos, se aproximando das definições formais aceitas pela comunidade científica nesta área do conhecimento.

Presidente - 2584345 - ERNESTO ARCENIO VALDES RODRIGUEZ
Interno - 1715306 - ROBERTO ARAUJO SA
Externo ao Programa - 1826533 - RICARDO FERREIRA DAS NEVES - UFPE
Notícia cadastrada em: 07/02/2024 09:04