Banca de DEFESA: DANÚBIA CHARLENE DA SILVA PONTES RIBEIRO

DISCENTE: DANÚBIA CHARLENE DA SILVA PONTES RIBEIRO
DATA : 15/02/2024
LOCAL: GOOGLE MEET

HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO METODOLOGIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma análise da aprendizagem a partir de diferentes formas de multiplicar

História da Matemática, Métodos multiplicativos, Mídias digitais e Metodologia pedagógica

O estudo aborda o ensino de matemática nos anos iniciais, visando formar alunos críticos e superar abordagens tradicionais, destacando a interdisciplinaridade ao integrar a Matemática com outras disciplinas e promover uma compreensão holística. A pesquisa ressalta a importância da História da Matemática - HM para contextualizar conceitos matemáticos historicamente, aproximando os estudantes da origem e evolução dessa ciência.
Propõe o uso de mídias digitais, como recurso educacional para enriquecer aulas e tornar a aprendizagem mais envolvente. O problema de pesquisa questiona como a HM, como metodologia de ensino, promove uma aprendizagem com significado nos anos iniciais. Considerações éticas garantem a confidencialidade dos participantes, sendo a pesquisa realizada em uma escola pública no município de Paudalho - PE, com uma turma do quinto ano.
A dissertação é estruturada em capítulos teóricos, abordando História da Matemática, métodos multiplicativos das civilizações antigas, vídeos como recurso educacional e uma revisão da literatura em língua portuguesa. A metodologia destaca objetivos gerais e específicos, além de considerações éticas. Os resultados são apresentados em oficinas interdisciplinares, analisando a efetividade da metodologia aplicada.
As considerações finais destacam a importância da incorporação da HM como metodologia nos Anos Iniciais, com resultados que revelam aumento do interesse dos alunos, melhoria na compreensão dos métodos multiplicativos e desenvolvimento de habilidades em grupo e argumentação. A pesquisa sugere que a abordagem integrada à HM, aliada ao uso de mídias digitais, contribui positivamente para o desenvolvimento das aprendizagens dos estudantes, tornando o ensino de Matemática mais envolvente e relevante.

Presidente - 2584345 - ERNESTO ARCENIO VALDES RODRIGUEZ
Interna - 2321243 - MARIA AUXILIADORA SOARES PADILHA
Externa ao Programa - 1196238 - JAQUELINE APARECIDA FORATTO LIXANDRAO SANTOS - UFPE
Notícia cadastrada em: 06/02/2024 16:13