Uma reflexão sobre a formação em Ciências de professores polivalentes: um olhar sobre a educação de Riacho das Almas - PE
Ensino de Ciências; Formação de Professores; Professores polivalentes; Riacho das Almas.
A proposta desta pesquisa tem como objetivo geral aprofundar a compreensão sobre a formação inicial em Ciências da Natureza dos professores polivalentes da rede municipal de ensino, com um enfoque específico na realidade educacional do município de Riacho das Almas, localizado no estado de Pernambuco. Além disso, busca-se refletir sobre como esses professores percebem seu processo histórico de formação e sua atuação nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, pretende-se investigar as estratégias de formação inicial em Ciências da Natureza oferecidas aos professores polivalentes, compreendendo os conteúdos abordados, as metodologias utilizadas e a articulação entre teoria e prática. Também se almeja compreender como esses professores
percebem seu próprio processo formativo, considerando suas experiências pessoais, acadêmicas e profissionais por meio das narrativas. Além disso, a pesquisa busca analisar a maneira como esses professores polivalentes atuam no contexto dos anos iniciais do Ensino Fundamental, levando em consideração suas práticas pedagógicas, as dificuldades enfrentadas e as estratégias adotadas para o ensino das Ciências da Natureza. Serão exploradas as percepções desses profissionais sobre a importância do ensino de Ciências nessa etapa escolar e como eles se posicionam diante dos desafios específicos desse contexto.