Banca de QUALIFICAÇÃO: ALLISON DE QUEIROZ MOURA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALLISON DE QUEIROZ MOURA
DATA : 23/11/2023
LOCAL: Bloco L

INVESTIGAÇÃO CRIMINAL: UTILIZAÇÃO DAS TÉCNICAS FORENSES A PARTIR DA IMERSÃO E RESOLUÇÃO DE UM CRIME FICTÍCIO COMO ESTRATÉGIA FACILITADORA PARA A APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE REAÇÕES QUÍMICAS.

Ensino por investigação. Imersão discente. Ensino de Química.

As dificuldades encontradas no ensino de ciências têm sido marcadas pelo desinteresse dos estudantes, o que pode estar relacionado com as dificuldades para o entendimento dos modelos científicos, que fundamentam esta ciência, ou pela falta de atividades com metodologias alternativas que despertem o olhar crítico destes. Sendo assim, a utilização da Aprendizagem baseada em problema pautada na investigação, apresenta-se como uma metodologia alternativa ao ensino de ciências, pois favorece a problematização dos conceitos, fazendo com que os estudantes interajam com o objeto de estudo. Essas interações proporcionam a aprendizagem colaborativa, onde os grupos de estudantes envolvidos aprendem juntos através da troca de conhecimento, com o intuito de desenvolver a aprendizagem (CÁMARA et. al., 2014). O presente trabalho objetivou analisar como a aprendizagem baseada em problemas pautada na Química forense pode contribuir para a compreensão do conteúdo de reações químicas, a partir da imersão discente promovida pela resolução de um crime fictício. A pesquisa se trata de um estudo de caso de caráter exploratório, pois como aponta Gil (2002), essa é uma estratégia utilizada em pesquisas que busca examinar um fenômeno contemporâneo dentro de seu contexto em que os dados foram coletados, através dos diários de bordo e das propostas de elucidação criminal. A análise da proposta de elucidação criminal produzida pelos alunos permitirá perceber que este apresenta características consideradas importantes nas atividades de caráter investigativo. Com isso, os estudantes poderão relatar suas dificuldades e limitações partindo da abordagem ABP pautada nas atividades investigativas na sala de aula. Por fim, com relação às contribuições da atividade para a compreensão dos conceitos, essa atividade permitirá aos estudantes refletir sobre a importância do uso da ABP pautada na Investigação e na abordagem dos conteúdos e consequentemente, aprendizagem dos alunos. Portanto, essa atividade poderá auxiliar aos estudantes na tomada de decisão, análise e entendimento dos fenômenos e suas implicações, a partir do conceito de reações químicas e suas aplicações na sociedade.

Presidente - 1385502 - ANA PAULA FREITAS DA SILVA
Interno - 2557648 - JOSE AYRON LIRA DOS ANJOS
Externo ao Programa - 2495595 - RICARDO LIMA GUIMARAES - UFPE
Notícia cadastrada em: 14/11/2023 09:04