Banca de DEFESA: AMANDA VANNESSA ALVES DE SOUZA

DATA : 25/09/2023
LOCAL: google meet

DIMENSÕES E COMPETÊNCIAS LÚDICAS: um olhar sobre os saberes docentes

Ludicidade; Dimensões Lúdicas; Competências Lúdicas; Saberes Docentes.

O referido trabalho teve o objetivo de investigar quais as dimensões e competências que os professores de matemática apresentam a respeito da ludicidade, mais especificamente dos jogos e como os saberes docentes estão articulados a utilização do lúdico. Como suporte teórico, utilizamos os estudos sobre as Dimensões e as Competências Lúdicas (Lima, 2015), juntamente com os Saberes Docentes (Tardif, 2014). A temática desse trabalho é de extrema importância, visto que se faz necessário discutir sobre como foi ou está sendo desenvolvida a formação dos professores e os estudos realizados acerca da temática. Por se tratar de uma pesquisa qualitativa, utilizamos na primeira etapa de coleta um questionário que foi aplicado com oito professores que ensinam matemática da Escola Municipal Maurina Rodrigues dos Santos, no município de Passira-PE, e, em seguida, realizamos a segunda etapa com o grupo focal, no qual quatro participantes compartilharam suas experiências em uma entrevista semiestruturada relatando a pós aplicação de um jogo em suas aulas de matemática. Os resultados obtidos apontaram que as Dimensões e Competências Lúdicas são bem compreendidas pelos participantes e que, apesar das adversidades e das demandas da profissão docente, os partícipes entendem a importância da utilização da ludicidade, das possibilidades de instigar os estudantes a participarem cada vez mais das aulas e de desenvolverem o raciocínio lógico. Com relação às dimensões lúdicas, as que mais foram evidenciadas nas percepções dos participantes foram às dimensões “Educacional”, “Diversão e Prazer” e “Cultural”. Já as competências lúdicas, ressaltamos as de “Planejamento”, “Formação Lúdica e “Aplicação”. A respeito dos saberes docentes os mais evidenciados foram os saberes “Curriculares” e os “Experienciais” por levarem em consideração os currículos escolares, os objetivos, conteúdos e métodos que devem ser aplicados, além das suas experiências em sala de aula. No que concerne a entrevista, observamos que a relação teoria e prática coincidem devido aos participantes destacarem que a necessidade de desenvolver a atividade lúdica que esteja relacionada à apreensão do conteúdo, a instigação do raciocínio lógico e da capacidade de interação.

Presidente - 1279093 - JOAO EDUARDO FERNANDES RAMOS
Interno - 2557648 - JOSE AYRON LIRA DOS ANJOS
Externo ao Programa - 1968638 - VALDIR BEZERRA DOS SANTOS JUNIOR - null
Notícia cadastrada em: 20/09/2023 16:18