Banca de DEFESA: JULIANE MARIA DE SANTANA

DATA : 11/09/2023
LOCAL: Google Meet

ANÁLISE E ELABORAÇÃO DE VÍDEOS SOBRE RADIOATIVIDADE A PARTIR
DA TEORIA COGNITIVA DA APRENDIZAGEM MULTIMÍDIA (TCAM)

análise multimídia, ensino de química, radioatividade.

Dentre os conteúdos químicos abordados em sala de aula, temos que a Radioatividade além de ser algo distante do cotidiano dos alunos, representa também uma sensação de perigo, visto que, o termo é constantemente relacionado a tragédias e episódios negativos, cabendo ao professor desmistificar essas concepções. Com o advento da internet e seu acesso, temos que as multimídias (vídeos, simulações) se apresentam como recursos relevantes que podem ser utilizados nas aulas com o intuito de diminuir a abstração de determinados conteúdos, auxiliando na aprendizagem. Entretanto, vale ressaltar que, o professor deve realizar uma análise prévia desses recursos com o intuito de verificar quais são as suas potencialidades no processo de ensino-aprendizagem. Pensando nisso, o presente trabalho tem como objetivo “Analisar a partir da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM) o potencial de vídeos disponíveis no YouTube para a desmistificação da temática Radioatividade a partir do seu contexto histórico e aplicações benéficas para a sociedade”. Para isso, o trabalho foi dividido em 2 etapas. Etapa 1: Realizou-se uma busca por vídeos na plataforma YouTube utilizando a palavra-chave “Radioatividade” e seguindo a proposta feita por Silva (2015), que traz como critérios que o vídeo aborde o tema do objeto de pesquisa, esteja em língua portuguesa e seja selecionado os vídeos com o maior número de acessos. Etapa 2: Os vídeos selecionados foram analisados com base na Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM) estruturada por Richard Mayer no ano de 2001, o qual propõe princípios que podem ser usados tanto para análise, quanto para a construção de materiais, visando minimizar a presença de objetos em excesso (imagem/texto) e erros conceituais do conteúdo. Sendo assim, foram utilizados 8 dos 12 princípios estabelecidos por Mayer, são eles: multimídia, coerência, sinalização, redundância, continuidade temporal, modalidade, voz e imagem. Para isso, foram analisados 6 vídeos de acordo com os princípios da TCAM e constatou-se que o vídeo 4 apresentou o maior número de desvios multimídia, sendo classificado de maneira insatisfatória em relação a seis princípios. Além disso, temos que nenhum dos vídeos foram considerados satisfatórios em relação a todos os princípios aos quais foram submetidos. Assim, fica claro a necessidade de planejar muito bem a construção de tais recursos, tal como avaliá-los antes de usá-los durante a aula, evitando, assim, a presença de obstáculos no processo de aprendizagem. Mas, que estes ainda são recursos que podem despertar o interesse, de quem assiste, sobre a Radioatividade.

Externa ao Programa - 1642123 - ANA PAULA DE SOUZA DE FREITAS - nullPresidente - 1048139 - FLAVIA CRISTINA GOMES CATUNDA DE VASCONCELOS
Interno - 1279093 - JOAO EDUARDO FERNANDES RAMOS
Notícia cadastrada em: 06/09/2023 16:11
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06.ufpe.br.sigaa06