Análise do Perfil de Instagram de Divulgação Científica sobre Água e Meio
Ambiente por meio da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM
Água, Divulgação Científica, Meio Ambiente, TCAM
Com o passar dos anos, e com as transformações realizadas pelos seus moradores, o Meio Ambiente vem moldando, adaptando-se e reconstruindo novos cenários. O Planeta Terra onde habitamos é coberto por 2/3 de um solvente universal: a água. Esse líquido é fundamental para a existência da vida. Apesar de estarmos em um “Planeta Água”, uma parcela significativa da população não tem acesso a esse bem. Em algumas dessas situações, as diversas transformações desse solvente no meio ambiente acarretam inúmeras situações como a crise hídrica, climática, poluição dentre outros. Com o advento da internet, vemos que esse ambiente cibernético, em destaque para as mídias sociais, compartilha diversas informações a respeito desses temas – Água e Meio Ambiente. Nesse contexto, o objetivo dessa pesquisa é analisar as postagens informativas do perfil do Instagram @ArvoreAgua por meio da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM) proposta por Mayer (2001), onde apresenta evidências que viabilizam a aprendizagem quando o indivíduo está em sincronia de estímulos visuais e verbais. Para essa análise, seguimos a proposta da carga de Processamento Estranho proposta pela TCAM, subsidiada pelo recorte de Coutinho et al. (2010) a partir das seguintes classificações das imagens: decorativa, representacional, organizacional e explicativa. Nesse percurso investigativo, perpassa a análise das imagens na importância da divulgação científica mediante processo de popularização do conhecimento por meio das redes sociais, permitindo, sobretudo, um olhar crítico observando os cuidados com os possíveis desvios e erros, inibindo a propagação de notícias falsas “Fake News”, que são divulgadas nas redes sociais. Com as análises, observou que o perfil colabora para a criação de um banco de imagens e postagens contribuindo assim para a compreensão de conteúdos, na explicação de fenômenos dialogando com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para ensino e aprendizagem.