Banca de DEFESA: JOSE TATIANO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE TATIANO DA SILVA
DATA : 30/08/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

O JOGO DIGITAL RADIO LAB COMO MEDIADOR NO PROCESSO DE
APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE RADIOATIVIDADE: UM ESTUDO A

PARTIR DA IMAGINAÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Jogo Digital; Ensino de Ciências; Imaginação; Psicologia Cultural Semiótica;
Radioatividade.


PÁGINAS: 97
RESUMO:

Os processos imaginativos têm importância central no estabelecimento de nossas relações
com o mundo exterior, isso porque considera a imaginação como uma função mental superior
primordial que possibilita a elaboração de significados por meio dos signos linguísticos e
icônicos, o que vai de encontro com a Psicologia Cultural Semiótica. É com base nesses
pressupostos que este estudo teve como o objetivo analisar o processo de construção de
significados do conteúdo de Radioatividade por meio da mediação do jogo digital Radio Lab
a partir do papel da imaginação. No percurso metodológico, utilizou-se uma abordagem
qualitativa de natureza aplicada. Assim, os procedimentos estão voltados para análises de
estudo de caso, que é um método específico de pesquisa de campo. Quanto aos participantes,
a pesquisa foi direcionada para um grupo de 10 estudantes matriculados no 2° ano do Ensino
Médio da escola pública da rede estadual de Pernambuco. Para a coleta de dados, os
estudantes participaram de uma oficina sobre a temática radioatividade, a qual se constituiu
por um questionário prévia, uma aula expositiva dialogada, pela aplicação do jogo digital
Radio Lab e por conseguinte um seminário. Os registros foram por meio de áudio, vídeo e
fotografias durante todo percurso. A análise de dados ocorreu a partir de um processo
dinâmico de classificação dos signos icônicos e simbólicos, presentes no jogo digital Radio
Lab que podem mediar o processo de aprendizagem. Nos resultados, as concepções prévias
dos estudantes foram insuficientes em sua maioria para representar o conceito de
radioatividade, visto que boa parte das definições distanciaram quando comparadas com a
literatura. Entretanto, a maioria dos questionamentos que demandava visão geral sobre a
temática radioatividade, como aspectos históricos, culturais e econômicos, as respostas
apresentaram suficiência. Os signos presentes no jogo foram classificados em icônicos e
simbólicos, segundo Peirce, havendo uma predominância de representações por meio do signo
do tipo símbolo. Aula expositiva, a qual contribuiu para uma melhor compreensão dos
conceitos concernentes à radioatividade, promovendo uma aproximação com os elementos
culturais do jogo. Assim, foi possível potencializar e ampliar as aprendizagens por meio de da
construção de novos conhecimentos. Portanto, os resultados mostram que as experiências, as
concepções prévias foram de suma importância no processo de construção de significados,
principalmente quando se confronta com novas informações, gerando assim, as aprendizagens
e uma mudança de perfil conceitual no estudante.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1822368 - JOAO ROBERTO RATIS TENORIO DA SILVA
Externo à Instituição - EDUARDO LUIZ DIAS CAVALCANTI
Externo à Instituição - GABRIEL FORTES CAVALCANTI DE MACEDO
Notícia cadastrada em: 29/08/2023 15:24
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08.ufpe.br.sigaa08