Banca de DEFESA: ROBSON DIAS PIMENTEL

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROBSON DIAS PIMENTEL
DATA : 30/08/2023
HORA: 10:00
LOCAL: UFPE - CAA
TÍTULO:

SISTEMA DE EQUAÇÕES DO 1° GRAU: uma análise das praxeologias do professor de matemática em conformidade com o livro didático


PALAVRAS-CHAVES:

Álgebra, Livro Didático, Praxeologia, Sistema de Equações


PÁGINAS: 129
RESUMO:

Esta dissertação teve como objetivo analisar as conformidades entre as praxeologias encontradas sobre o conteúdo de sistemas de equações do 1° grau com duas incógnitas presente no livro didático das praxeologias utilizadas pelo professor em sala de aula. Assim, esta investigação contou com o aporte teórico da Teoria Antropológica do Didático (TAD) proposta por Chevallard (1991) e colaboradores, por ter como objetos de estudos as praxeologias matemáticas e didáticas. Para análise do livro didático foi utilizado como referência o modelo apresentado por Bittar (2017) baseado em uma investigação sobre trabalhos que tiveram como objetivo a análise sobre livros didáticos. A metodologia se constituiu em uma abordagem qualitativa baseada na análise do livro de didático e no estudo de casos que teve como participante um professor de matemática do 8° ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal da cidade de Cumaru/PE. As análises foram discutidas e apresentadas por meio da identificação das praxeologias presentes no livro didático e na ação didática do professor. Os resultados apontaram que mesmo o professor tendo atuado como um agente regulador da conformidade e demonstrando interesse em está adequado a instituição livro didático, as praxeologias identificadas apresentaram tanto momentos de conformidades quanto de desconformidades. Assim também, observou-se que o professor deu mais ênfase aos métodos de resolução, substituição e eliminação do que aos de tentativa e erro e representações gráficas, resultando na alteração da sequência do conteúdo apresentada pelo livro didático e, consequentemente, levou a uma maior abordagem dos tipos de tarefas e técnicas referentes a estes métodos trabalhados inicialmente. No entanto, apesar de ter optado em seguir um caminho diferente dos métodos de resoluções dos abordados no livro didático, verificou-se que não houve alterações quanto as praxeologias matemáticas e didáticas analisadas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1681244 - EDELWEIS JOSE TAVARES BARBOSA
Presidente - ***.449.834-** - FERNANDO EMILIO LEITE DE ALMEIDA - UFPE
Externo à Instituição - ROCHELANDE FELIPE RODRIGUES - UFCA
Notícia cadastrada em: 22/08/2023 14:53
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