Banca de DEFESA: MICAELA MARIA DOS SANTOS

DISCENTE: MICAELA MARIA DOS SANTOS
DATA : 23/08/2023
LOCAL: Remoto-Google Meet

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA E O USO DO MATERIAL MANIPULÁVEL COM ALUNOS SURDOS INCLUÍDOS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Ensino de Matemática, Prática pedagógica, Alunos surdos, Materiais Manipuláveis.

Este trabalho tem como objetivo compreender as contribuições do uso do material manipulável presente na prática pedagógica do professor de matemática com alunos surdos nos anos finais do ensino fundamental. A partir do estado da arte foi possível identificar que ainda são poucos trabalhos que abordam esse tema, uma possibilidade de desenvolver experiências pedagógicas com abertura criativa numa direção inclusiva. Com isso foi feito um estudo sobre a Educação Inclusiva (SILVA; BAZANTE, 2021, PEREIRA, 2014) buscando problematizar os avanços e dificuldades no processo de ensino e aprendizagem dos alunos surdos na sala de aula regular, assim como os fatores que muitas vezes acabam acarretando na negação dos processos que por vezes fortalecem exclusão desses alunos, seja pela dificuldade que os professores de matemática, ainda, sentem em adaptar na prática pedagógica propostas a partir de uma perspectiva diferenciada, ou até seja pela falta de formação continuada com agendas teórico práticas.  A pesquisa tem como pergunta, quais as contribuições que a utilização do material manipulável traz para o ensino de matemática com alunos surdos incluídos em salas regulares a partir da prática pedagógica do professor?E como objetivos específicos: mapear as escolas da Rede Pública Municipal da cidade de Caruaru que tem professores de matemática com alunos surdos incluídos na sala de aula regular; identificar quais as práticas que os professores de matemática utilizam para alunos surdos numa realidade de sala de aula e analisar as contribuições do uso do material manipulável para a prática pedagógica do professor de matemática com alunos surdos. Frente a essa problemática, pergunta e objetivos desenhamos para caminho metodológico uma abordagem qualitativa (AMADO, 2014; OLIVEIRA, 2013) de pesquisa, caracterizada como exploratória e descritiva. Para coleta e produção dos dados utilizamos o questionário, a observação em sala de aula e a entrevista semiestruturada. Para o tratamento dos dados produzidos foram tratados a partir do método de análise de conteúdo a partir de Bardin (1977) e Franco (2005) com a categorização temática. Encontra-se, portanto, que a falta de políticas públicas que disponibilizam os direitos da pessoa surda em sala de aula, como a presença de um intérprete, permita a exclusão desses alunos, assim como a infere na comunicação entre professor/aluno, além da falta de formação desses profissionais, principalmente em sua formação inicial. Acarretando assim, a falta de desejo por inovações e melhoria no ensino desses alunos.

Presidente - 1193470 - TANIA MARIA GORETTI DONATO BAZANTE
Interno - ***.027.667-** - MARCUS BESSA DE MENEZES - UFPE
Externa à Instituição - KALLINE FLÁVIA SILVA DE LIRA - UPE
Notícia cadastrada em: 20/07/2023 16:35