“BORA” VER ESSE FILME? O CINEMA COMO RECURSO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E FORMAÇÃO DOCENTE
Cinema, Educação científica, Oficina didática, Sequência didática
Enquanto estudantes muitos de nós já vivenciamos a experiencia da exibição de um filme em sala de aula, no entendo, poucos vivenciaram essa experiencia de forma significativa em termos de aprendizagem. Temos agora nesta pesquisa a oportunidade de ressignificar esta ação tornando-a relevante a partir de questões educacionais, sociais e culturais. Este trabalho surge com esse intuito e para isso procuramos nos futuros professores os agentes para essa ressignificação. Partindo das discussões sobre a relação didática do entre as produções cinematográficas e educação científica, realizamos nesta pesquisa uma Oficina Didática que procura habilitar os licenciandos do Curso de Ciências da Natureza (CCINAT/UNIVASF), participantes dos programas PIBID e PRP na compreensão da potencialidade que os filmes tem quando utilizados na prática pedagógica. Atrelando a teoria e a prática, elaboramos uma aqui uma oficina focada em aprimorar os conhecimentos dessas licenciandos para a identificação da potencialidade didática dos elementos ficcionais presentes em um filme, seguindo os as discussões de Napolitano (2019) e Piassi (2007), e na produção de sequencias didáticas. O objetivo é fazer com que nosso público-alvo consiga usar tais elementos em sala de aula para oportunizar a discussão de temáticas nos âmbitos sociais, culturais e científicos. Sendo uma pesquisa de natureza aplicada e seguindo uma abordagem qualitativa, o desenvolvimento metodológico segue as premissas apresentadas por Vieira e Volquind (2002), no que diz respeito a estruturação e aplicação de oficinas didáticas. Já para elaboração e validação das Sequências didáticas fizemos uso dos trabalhos de Guimarâes e Giordan, (2011), (2013), onde como produto final obtivemos quatro propostas de sequência didática elaboradas pelos grupos participantes. Assim foi possível verificar algumas questões como, o desenvolvimento das habilidades que permitiram os licenciandos elaborar recursos didáticos focados nas relações entre Cinema e Educação científica, e na avaliação de todo o processo formativo, a qual nos permitiu fazer correções ou adaptações nos pontos mais priorizados pelos participantes.