Banca de DEFESA: FRANCISCO BATISTA MARQUES

DISCENTE: FRANCISCO BATISTA MARQUES
DATA : 12/07/2023
LOCAL: UFPE CAA

POLÍTICAS CURRICULARES: Novo Ensino Médio e seus Itinerários Formativos de Educação Socioemocional em Escolas em Tempo Integral nos Estados de Pernambuco e Ceará

Novo Ensino Médio, Itinerário Formativo, Pernambuco, Ceará

Na busca de sempre alcançar existo nas propostas educacionais apresentadas pelas mais altas esferas da educação brasileira, este estudo tem como objetivo analisar a paridade existente nos currículos educacionais nos estados de Pernambuco e do Ceará no que se refere aos Itinerários Formativos (IF), observando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Novo Ensino Médio em escolas de tempo integral nas atividades à Educação Socioemocional através das diretrizes apresentadas. Através de uma revisão bibliográfica, os posicionamentos referenciais, ou seja, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) (1996), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (1998) e a recente apresentada Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (2017), que devido a pandemia do CODIV-19 se encontra em implantação na sua totalidade, viabilizaram reflexões e confrontos entre conceitos, teorias e concepções de autores que se posicionam no entendimento benéfico e/ou contraditório a busca da equidade no que se refere à efetivação de uma uniformidade no sistema educacional nos estados de Pernambuco e no Ceará no tocante da operacionalidade dos IF em conformidade com os conceitos para o desenvolvimento de uma educação socioemocional. Metodologicamente a análise dos documentos fomentados pelas Secretárias de educação, mais o conflito em fundamentações teóricas e dos próprios documentos legais, contribuíram para a fomentação dos resultados expostos neste estudo. Assim sendo, encontraram aspectos necessários de atenção e a identificação de lacunas no processo educacional, diante a aplicação das propostas à educação socioemocional para o Novo Ensino Médio nos estados campo de pesquisa, não estabilizando um comum acordo com o que almeja o Ministério da Educação enquanto esfera suprema da educação brasileira.

Presidente - 1681244 - EDELWEIS JOSE TAVARES BARBOSA
Interno - 3095607 - CONSTANTIN XYPAS
Externa ao Programa - 1651275 - LUCINALVA ANDRADE ATAIDE DE ALMEIDA - UFPE
Notícia cadastrada em: 10/07/2023 12:42