ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO DE ESPAÇOS DE PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR PARA A DISCUSSÃO SOBRE A EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA
Formação Inicial de Professores, Prática como Componente Curricular, Experimentação Investigativa, Experiências Formativas.
O Foco deste projeto de pesquisa é, pois, investigar saberes e práticas relacionadas aos movimentos formativos para a atuação docente em química quando do desenvolvimento de atividades envolvendo experimentação investigativa. Tal pesquisa busca, sobretudo, investigar como espaços de Prática como Componente Curricular contribuem para a compreensão e para o desenvolvimento de atividades experimentais investigativas em um curso de formação inicial de professores de Química no Sertão de Pernambuco? Para tal temos como objetivo geral: Analisar como os espaços de Prática como Componente Curricular contribuem para a discussão sobre a experimentação investigativa na formação inicial de professores de química no Sertão de Pernambuco; e específicos: a. Identificar aspectos da experimentação associadas a Prática como Componente Curricular em pesquisas sobre formação inicial de professores e em documentos que orientam e organizam um curso de formação inicial de professores de química no sertão de Pernambuco; b. Analisar experiências formativas associadas a experimentação investigativa em espaços de Prática como Componente Curricular em um curso de formação inicial no sertão de Pernambuco; c. Analisar ações formativas sobre experimentação investigativa baseadas na metodologia STEAM em um curso de formação inicial no sertão de Pernambuco. Para a construção de dados, nos apoiaremos em: levantamento bibliográfico, pesquisa documental, entrevistas narrativas e estudos de caso. A análise dos dados construídos será apoiada na análise de conteúdo e na semiótica social.