Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE ELSON CLEMENTE DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE ELSON CLEMENTE DA SILVA
DATA : 27/04/2023
LOCAL: Meet

ANALISE PRAXEOLOGICA DO CONCEITO FORMAL DE LIMITE NA FORMAÇÃO INICIAL DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Conceito formal de limite; Teoria Antropológica do Didático; Praxeologia matemática.

Essa pesquisa tem como objetivo analisar a relação entre o PPC da Universidade Federal de Pernambuco, livros técnicos adotados e a concepção de professores de matemática sobre o conceito formal de limite, a partir da praxeologias da Teoria Antropológica do Didático (TAD), na perspectiva de compreender as implicações dessas relações na formação inicial do licenciando em matemática da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. A TAD proposta por Yves Chevallard(1999) situa a atividade matemática no conjunto de atividades humanas e das instituições sociais. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, que busca investigar as relações praxeológicas matemáticas presentes nos livros técnicos, no PCC do curso de Licenciatura de Matemática da UFPE, e na compreensão de professores de matemática. Trata-se de uma pesquisa explicativa uma vez que procura, a partir da análise do objeto, explicar as possíveis causas que contribuem ou implicam para o fenômeno estudado.

Presidente - ***.449.834-** - FERNANDO EMILIO LEITE DE ALMEIDA - UFPE
Interno - ***.027.667-** - MARCUS BESSA DE MENEZES - UFPE
Externo à Instituição - ROCHELANDE FELIPE RODRIGUES - UFCA
Notícia cadastrada em: 23/06/2023 09:30