Banca de DEFESA: MARIA TATIANA DA SILVA SANTOS

DISCENTE: MARIA TATIANA DA SILVA SANTOS
DATA : 21/06/2023
LOCAL: Online

O Processo Avaliativo nas atividades experimentais em Química: o que temos vivenciado?

Avaliação, Atividades Experimentais, Ensino de Química.

O presente trabalho tem como objetivo geral analisar os aspectos que orientam a avaliação da aprendizagem presentes no Ensino de Química e suas aproximações e distanciamentos com as perspectivas de avaliação e experimentação. Dessa forma, foram traçados como objetivos específicos: (1) Identificar e categorizar as principais atividades experimentais desenvolvidas no Ensino de Química; (2) Descrever as características da avaliação da aprendizagem nas atividades experimentais de Química; (3) Relacionar o processo avaliativo das atividades experimentais no ensino de Química com as perspectivas de avaliação e experimentação. Como alicerce teórico da pesquisa, no que tange a experimentação, foram considerados os estudos de Oliveira (2010) que trata sobre o tipo de abordagem das atividades experimentais, sendo verificativa, demonstrativa ou investigativa, como também a experimentação formativa proposta por Andrade e Zeidler (2023). Além disso, os estudos de Guba e Lincoln (2011) deram fundamentação teórica à discussão de avaliação a partir das Gerações da Avaliação. Sendo assim, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e os dados foram tratados a partir das três etapas da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Nesse sentido, foram selecionados doze trabalhos científicos publicados em três periódicos Qualis A e a Biblioteca Digital Nacional de Teses e Dissertações, nos últimos cinco anos. Os resultados apontaram que a maior parte dos experimentos realizados estavam voltados ora pra uma abordagem de verificação, ora uma abordagem investigativa. Entretanto, mesmo apresentando uma perspectiva de experimentação inovadora, em que o estudante desenvolve autonomia ao investigar, propor, e dialogar, a avaliação da atividade experimental se apresentou conservadora, pois a centralidade dos processos decisórios eram unicamente do professor avaliador e o estudante, por sua vez, um sujeito passivo do processo. Além disso, a finalidade da maioria das avaliações das atividades experimentais analisadas estavam voltadas para medir, classificar ou apenas verificar o que fora ensinado durante o experimento.

Interno - ***.741.594-** - JOSE EUZEBIO SIMOES NETO - UFRPE
Presidente - ***.463.264-** - Kilma da Silva Lima Viana - IFPE
Externa à Instituição - ROSIVÂNIA DA SILVA ANDRADE - UNIVASF
Externa à Instituição - VALERIA MARIA DE LIMA BORBA - UFCG