OS SENTIDOS DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ENSINO MÉDIO
Gerações da Avaliação, Logopedagogia, Construção de Sentidos.
Esta pesquisa busca responder a seguinte inquietação: Como os professores de Ciências da Natureza tem desenvolvido o processo avaliativo e de que forma esse processo se relaciona com a construção de sentidos dos estudantes? Diante disso, tem o objetivo geral de analisar as aproximações e distanciamentos das perspectivas da avaliação propostas pelos professores de Ciências da Natureza e construção de sentidos; e objetivos específicos de (i) Identificar os principais aspectos da avaliação considerados por professores de Ciências da Natureza; (ii) Classificar as perspectivas da avaliação de acordo com as Gerações da Avaliação; (ii) Relacionar as perspectivas avaliativas identificadas à construção de sentidos da Logopedagogia. Para isso, será realizada uma pesquisa bibliográfica, de natureza aplica e abordagem qualitativa. A organização da coleta de dados se dará a partir das três etapas de Análise de Discurso (BARDIN, 2016) e seus dados serão analisados a partir dos aportes teóricos das Gerações da Avaliação (GUBA; LICOLN, 2011) e da Logopedagogia (FRANKL, 2011). Ao final da pesquisa, espera-se contribuir na discussão acerca da construção de sentidos a partir das perspectivas da avaliação no ensino de Ciências da Natureza.