PERSPECTIVAS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: Um estudos acerca das relações das demandas avaliativas e as principais estratégias de coping
Gerações da Avaliação, Licenciatura em Biologia, Estratégias de Enfrentamento.
A pesquisa, em tela, apresenta a seguinte inquietação: Quais as perspectivas avaliativas estão presentes nos cursos de Formação de Professores em Biologia e como suas demandas influenciam nas principais estratégias de coping? Para responder essa questão, a pesquisa tem o objetivo geral de analisar as perspectivas de avaliação da aprendizagem presentes nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC’s) de Licenciatura em Biologia das Instituições de Ensino Superior (IES) Federais do Estado de Pernambuco e a influência de suas demandas avaliativas nas principais estratégias de coping; e como objetivos específicos: (I) Identificar as propostas avaliativas presentes nos PPCs de acordo com as Gerações da Avaliação;(ii) Caracterizar as Estratégias de Coping relacionadas às Gerações avaliativas identificadas nos PPC’s; (iii) Compreender a influência das demandas avaliativas de cada Geração caracterizadas nos PPC’s com as estratégias de coping. Diante disso, será realizada uma pesquisa documental, de natureza aplicada, explicativa e abordagem qualitativa. A organização da coleta de dados se dará a partir das três etapas de Análise de Discurso (BARDIN, 2016) e seus dados serão analisados a partir dos aportes teóricos das Gerações da Avaliação (GUBA; LICOLN, 2011) e das Estratégias de Coping (FOLKMAN; LAZARUS, 1986). Ao final da pesquisa, espera-se contribuir na reflexão e discussão acerca da avaliação nos cursos de Formação de Professores em Biologia e suas influências nas estratégias de coping.