Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIZEU FERNANDES FERREIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIZEU FERNANDES FERREIRA DA SILVA
DATA : 09/06/2023
LOCAL: Defesa Google Meet- Virtual
TÍTULO:

A EXPERIMENTAÇÃO ALIADA AO INSTAGRAM NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS


PALAVRAS-CHAVES:

Experimentação; aprendizagem significativa; Instagram


PÁGINAS: 32
RESUMO:

É notório que as aulas de Ciências ainda têm se mostrado maçantes, onde predomina a deposição de conteúdos e pouca atividade prática. Desse modo, trazer a experimentação aliada ao Ensino de Ciências pressupõe processos de investigação articulados à realidade dos estudantes. Assim, pensar também uma forma de propagar essa experimentação pode ser dada por meio de compartilhamentos e divulgação por redes sociais como o Instagram. Deste modo, a experimentação no Ensino de Ciências associada ao uso de Redes Sociais, pode ser favorável ao aprendizado do estudante, pois considera também a indissociabilidade da teoria e prática. A unidade temática Matéria e Energia contempla o estudo de materiais e suas transformações, fontes e tipos de energia utilizados na vida em geral, na perspectiva de construir conhecimentos científicos sobre o exposto. Dessa forma, a introdução dessa temática pode promover discussões e reflexões e entendimento do mundo científico. Por isso, na realização de experimentos que envolvem reações químicas no cotidiano, deve-se considerar que os estudantes possuem compreensões prévias sobre o que acontece. Isso instiga questionamentos, dúvidas, reflexões traçando um perfil de investigador com intuito do estudante aprender mais sobre Ciências, de forma que consiga aplicar o aprendizado em outras situações, proporcionando uma Aprendizagem Significativa. Segundo Ausubel (2003), a Aprendizagem Significativa ocorre mediante a ancoragem da nova informação ao conhecimento prévio considerado relevante. Objetivo Geral será analisar como a Experimentação associada a Rede Social Instagram, durante as aulas de Ciências, pode contribuir para uma aprendizagem significativa de alunos 9º Ano do Ensino Fundamental anos finais de uma Escola Pública Estadual do Agreste Pernambucano. A investigação consistirá em dois momentos: no primeiro momento será aplicado um questionário (pré) para verificar o conhecimento prévio referente a unidade temática Matéria e Energia e suas transformações no ensino de Ciências na turma do nono ano. No segundo momento da pesquisa serão realizados experimentos dentro da temática Matéria e energia, como Estado físicos da matéria (mudanças de estado), experimentação com gelo. Transformações da matéria (Reações Químicas) utilizando algumas frutas. Transformação da Matéria e Energia (velocidade das reações e liberação de gás carbônico). Por ser uma pesquisa de abordagem qualitativa a escolha do método foi a análise de conteúdo de Bardin (2011),


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2557648 - JOSE AYRON LIRA DOS ANJOS
Interno - 1715306 - ROBERTO ARAUJO SA
Externa ao Programa - 1836364 - JANE MARIA GONCALVES LARANJEIRA - UFPE
Notícia cadastrada em: 06/06/2023 15:21
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