Banca de DEFESA: JADER TAVARES DE SPINDOLA MEDEIROS

DISCENTE: JADER TAVARES DE SPINDOLA MEDEIROS
DATA : 30/06/2023
LOCAL: CARUARU

MATEMÁTICA INCLUSIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL: utilização de atividades neuropedagógicas com áreas de figuras planas para estudantes com síndrome de down

Síndrome de Down, Áreas de figuras planas, Neuropedagogia,
Educação Inclusiva.

Nosso trabalho tem como objeto de estudo investigar a prática de ensino dos professores acerca do processo de ensino e de aprendizagem do conteúdo área de figuras planas e apresenta como unidade de observação as atividades neuropedagógicas usadas com crianças down. Para tanto, tomamos como objetivo geral analisar como a utilização da neuropedagogia pode contribuir na prática do professor, elevando a qualidade do processo de ensino e de aprendizagem das áreas de figuras planas, favorecendo ao estudante down na formação de um pensamento significativo. A pesquisa está subdividida em um estudo sobre a síndrome de down, a partir de Mustacchi (2017), Yokoyama (2014); e reflexões sobre a educação inclusiva e a geometria plana e os elementos da neurociência que podem estimular o processo de ensino e de aprendizagem da criança down, buscando problematizar a importância de seu uso em harmonia com a pedagogia. A vivência da investigação tomou como desenho metodológico, uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, provocando uma maior reflexão sobre a temática, pontuando a importância das atividades neuropedagógicas realizadas com alunos down. Quanto aos dados foram produzidos a partir de observação, aplicação de atividades e entrevista coletiva a partir de rodas de diálogos. Para analisar os dados foi utilizada a análise de conteúdo (BARDIN,1977), com a categorização temática, identificando as unidades de registro e de contexto refletindo as dificuldades dos docentes quanto a inclusão de alunos com síndrome de down no processo de ensino e aprendizagem de área de figuras planas.

Presidente - 1193470 - TANIA MARIA GORETTI DONATO BAZANTE
Interno - ***.027.667-** - MARCUS BESSA DE MENEZES - UFPE
Externa ao Programa - 1766732 - ANA MARIA TAVARES DUARTE - UFPEExterna à Instituição - KALLINE FLÁVIA SILVA DE LIRA - UPE
Notícia cadastrada em: 05/06/2023 13:58