Banca de DEFESA: JOSEILDA APARECIDA DA SILVA SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSEILDA APARECIDA DA SILVA SANTOS
DATA : 14/06/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Vídeoconferência
TÍTULO:

EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE TRIUNFO-PE


PALAVRAS-CHAVES:

lei 10639/2003; ensino de matemática; Educação das relações étnicos-
raciais; formação de professores.


PÁGINAS: 83
RESUMO:

O presente trabalho tem como objetivo geral investigar a percepção dos
professores de matemática de uma escola sobre a perspectiva de uma educação
matemática antirracista articulada a Lei 10.639/2003. Já os objetivos específicos focam
em: analisar as compreensões dos professores de matemática sobre a Lei 10.639/2003 e a
educação das relações étnico-raciais e averiguar a concepção dos professores de
matemática sobre a matemática e o seu ensino considerando uma perspectiva da
educação das relações étnico-raciais. Os procedimentos metodológicos que delineiam o
presente estudo estão pautados nos parâmetros da pesquisa exploratória e de campo,
com análise descritiva, a pesquisa divide-se em duas etapas. Para o alcance da primeira
etapa foi utilizado a pesquisa bibliográfica que dará embasamento ao estudo, análise e
exposição dos aspectos relacionados que inclui a referida lei e as diretrizes curriculares da
Educação das Relações Étnico-Raciais. A segunda etapa refere-se a: entrevista realizada
com (2) dois professores de Matemática do ensino fundamental II, para a coleta dos dados,
foram utilizados de entrevista semiestruturada, que aconteceu através da ferramenta de
videoconferência Google Meet, utilizando de objeto de gravação para o registro das
informações, após a elucidação feito pelo pesquisador com apresentação de conceitos
abordados no roteiro. Na entrevista foram abordados aspectos sobre o conhecimento dos
professores a respeito da Lei 10639/2003 e o ensino de Matemática. Fica evidenciado com
os resultados do estudo que os professores, por diversas vezes buscam trabalhar
questões que estejam relacionadas à realidade dos estudantes e ao seu cotidiano,
utilizando as mais variadas formas e diversos recursos e ferramentas, todavia, ainda está
presente nas escolas currículos que visam quantidade e não qualidade, o que acaba
dificultando o trabalho dos professores. Concluindo a acuidade que a educação tem a
respeito da formação dos sujeitos para o exercício da cidadania, a inclusão da temática
nas escolas, ampara a sociedade no combate às práticas discriminatórias, pois sabemos
que é por meio da educação que se tem mudança no social. A Lei 10.639/2003 tornou
obrigatório o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira, com o desígnio de
requerer o combate ao racismo e o desenvolvimento de representações positivas acerca
da temática.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2891219 - JOSE IVANILDO FELISBERTO DE CARVALHO
Interna - 1193470 - TANIA MARIA GORETTI DONATO BAZANTE
Externo à Instituição - THIAGO ARAÚJO DA SILVEIRA - UFRPE
Notícia cadastrada em: 30/05/2023 10:02
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