UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES DO SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA E AS SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Formação de professores; Ensino de Astronomia; SNEA
Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise da produção de todas as edições do Simpósio Nacional de Educação em Astronomia (SNEA), que desde 2011 vem acontecendo a cada dois anos, totalizando 6 edições. A análise se dará a partir dos trabalhos apresentados nas modalidades de comunicações orais e painéis, considerando as linhas de pesquisa sugeridas pelo evento, procurando observar as tendências de pesquisas que vem se destacando na área de ensino da astronomia, as regiões territoriais onde acontecem o evento, a origem dos pesquisadores que submetem trabalhos, entre outros aspectos. A partir destes levantamentos, o que se propõe é pensar no SNEA com relação às suas contribuições para a formação continuada de professores em astronomia, tendo em vista a necessidade de novas estratégias, de modelos, conteúdos e reflexões sobre as mudanças curriculares recentes. A pesquisa tem caráter qualitativo tendo em vista as análises dos trabalhos do evento, com uma pequena contribuição da metodologia quantitativa para a análise da quantidade de participantes, dos trabalhos e a comparação e relação entre esses dados.