Banca de QUALIFICAÇÃO: DAYANE LEITÃO FLORÊNCIO DE ALBUQUERQUE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAYANE LEITÃO FLORÊNCIO DE ALBUQUERQUE
DATA : 05/05/2023
LOCAL: PPGECM - CAA - UFPE
TÍTULO:

AS REPERCUSSÕES DO ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 AOS PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÕES DE MULHERES PROFESSORAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO DA MICRORREGIÃO DO MOXOTÓ-IPANEMA


PALAVRAS-CHAVES:

ERE; subjetivações; gênero; pós-estruturalismo: mulheres professoras de matemática.


PÁGINAS: 31
RESUMO:

 

 

Com a pandemia instaurada mundialmente, a partir de março de 2020 tivemos que nos reinventar como professoras/es para atendermos às necessidades do ensino remoto emergencial demandado pela OMS – Organização Mundial de Saúde –, como parte dos dispositivos de combate à disseminação do vírus Covid-19. Nesse contexto, a fim de remediar atrasos no cumprimento dos currículos, passamos a exercer nossas atividades laborais a partir de nossas próprias casas, sob a égide das tecnologias da informação. Sabe-se que às dificuldades próprias à readequação como profissionais da educação através do ensino remoto emergencial à qual a maioria de nós teve que se submeter abruptamente, somou-se a diversidade de circunstâncias no ambiente doméstico – ora transformado em ambiente de trabalho. Mediante este panorama, este projeto de pesquisa tem como objetivo geral de pesquisa compreender como as experiências vividas no processo do Ensino Remoto Emergencial ao longo da pandemia por COVID-19 impactaram os processos de subjetivação de mulheres professoras de matemática do Ensino Médio da Microrregião do Moxotó-Ipanema. Do mesmo modo, como objetivos específicos, buscaremos verificar de que forma as experiências vividas no Ensino Remoto de matemática ao logo da pandemia por COVID-19 repercutiram na atividade docente de professoras de matemática do Ensino Médio e demonstrar como a ideia de identidade de gênero interfere no exercício da docência de matemática. Assim como os demais saberes e reflexões neste projeto, o entendimento sobre os processos de subjetivação partirá de uma abordagem teórica-metodológica pós-estruturalista, sobretudo, a partir de autores como Michel Foucault, Gilles Deleuze, Félix Guattari e Judith Butler, afinal, os processos de subjetivação que aqui investigaremos não permitem mais que remetamos à ideia de subjetividade como sinônimo de estrutura universal e de sujeito-pronto. Em acordo com a perspectiva pós-estruturalista adotada para esta pesquisa, utilizaremos a análise do discurso como recurso teórico-metodológico a fim de compreender as derivas dos discursos das professoras entrevistadas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1727351 - DANIELLA RODRIGUES DE FARIAS
Interna - 1193470 - TANIA MARIA GORETTI DONATO BAZANTE
Externa ao Programa - 2486300 - MARIA TERESA LOPES - UFPE
Notícia cadastrada em: 02/05/2023 09:52
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04.ufpe.br.sigaa04