PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA - CAA CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE - CAA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: PEDRO HENRIQUE DA COSTA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PEDRO HENRIQUE DA COSTA SILVA
DATA : 30/08/2021
HORA: 14:30
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

RELAÇÃO ENTRE COPA DO MUNDO FIFA E CORRUPÇÃO: UMA ANÁLISE ATRAVÉS DO MÉTODO DE CONTROLE SINTÉTICO PARA OS PAÍSES-SEDE DOS JOGOS NO PERÍODO DE 2006 A 2014.


PALAVRAS-CHAVES:

Percepção de Corrupção. Copa do Mundo. Controle Sintético.


PÁGINAS: 80
RESUMO:

A Copa do Mundo instiga vários países a concorrerem para sediar a realização do Mundial. Esse evento demanda investimentos vultosos de capital financeiro que são direcionados à melhoria na infraestrutura e dos serviços públicos. O objetivo do estudo consiste em analisar a corrupção surgidas com a realização da Copa do Mundo de Futebol nos países-sede dos jogos, frente ao impacto exógeno nos gastos públicos. A metodologia adotada é o controle sintético de Abadie, Diamond e Hainmueller (2010). A aplicação do modelo de controle sintético é realizada no contexto dos países-sede da Copa do Mundo nos anos 2006, 2010 e 2014, sendo a Alemanha, África do Sul e Brasil, respectivamente. A principal variável de interesse é o Índice de Percepção de Corrupção da Transparência Internacional. Os efeitos de realização da Copa do Mundo fizeram aumentar a percepção de corrupção na Alemanha, África do Sul e Brasil. No entanto, todos os países apresentaram melhoras significantes que destoam dos seus controles no período pré-realização do megaevento esportivo. Para o Brasil, investigou-se, ainda, se entre o período de anúncio e de realização da Copa houve impactos sobre a quantidade de processos julgados irregulares pelo Tribunal de Contas da União (TCU) nas cidades-sede do evento. Dessa forma, buscou-se contrapor o impacto do evento não somente sobre a percepção da corrupção, mas sobre uma medida mais objetiva.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JORGE HENRIQUE NOROES VIANA - UFPB
Presidente - 1044546 - LEANDRO WILLER PEREIRA COIMBRA
Interna - 1554974 - MONALIZA DE OLIVEIRA FERREIRA
Notícia cadastrada em: 02/08/2021 14:32
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03.ufpe.br.sigaa03