Banca de DEFESA: JANEZILDA DO NASCIMENTO LUCIANO

DISCENTE: JANEZILDA DO NASCIMENTO LUCIANO
DATA : 09/12/2022
LOCAL: UFPE departamento de filosofia via Google Meet

“OFICINANDO CONCEITOS”: UMA INVESTIGAÇÃO FILOSÓFICA SOBRE METODOLOGIA DO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DO PARADIGMA RIZOMÁTICO

Ensino. Filosofia. Metodologia. Aula. Conceito.

O trabalho teve como objetivo trilhar por um caminho que conduziu a uma pesquisa realizada em torno do ensino de filosofia, no Ensino Médio, com base na investigação de diversos documentos oficiais, textos de autores e comentadores e numa análise da metodologia apresentada como “oficina de conceitos” numa perspectiva filosófica de Silvio Gallo, e a partir de um paradigma rizomático. A procura de nos apropriarmos de conteúdos e conceitos que fundamentam algumas propostas metodológicas para o ensino de filosofia, nossa proposta construída não configura uma receita, mas sim, aponta, de alguma forma os pontos positivos e negativos presentes em cada uma das abordagens analisadas. Esse material coletado possibilitou um olhar comparativo que nos direcionou para a experimentação da proposta de “oficinar conceitos” que aponta para uma desconstrução e reconstrução de conceitos em torno do ensino de filosofia no Ensino Médio, proposta que experimentamos a partir de uma intervenção realizada juntamente com os alunos da Escola de Referência em Ensino Médio Aura Sampaio, escola da rede estadual de ensino em Salgueiro – PE. Durante toda a caminhada investigativa percebemos algumas brechas, bastante significativas, existentes nas diretrizes propostas pelo sistema educacional, “educação maior”, que impactam diretamente na prática partilhada por professores e alunos nas salas de aula em busca da construção de um conhecimento dito filosófico. Esse impacto vê-se refletido principalmente no lugar que é determinado para a filosofia no currículo do Ensino Médio, assim como na obrigatoriedade ou não de seu ensino. Desse modo, tem-se a intenção de contribuir com instrumentos, ideias e planejamentos que fortaleça a necessidade do ensino de filosofia, colocando-a como protagonista, não apenas no rol disciplinar dos currículos, mas primordialmente nas salas de aula do Ensino Médio, buscando assim, uma prática verdadeira da chamada interdisciplinaridade a partir de diálogos surgidos entre os pares formados nas áreas de conhecimento e com professores e alunos, sem no entanto deixar morrer o desejo de fazer, refazer e acontecer algo novo e consistente neste vasto universo que é a Educação.

Presidente - 3537750 - SUZANO DE AQUINO GUIMARAES
Interno - 1796776 - JUNOT CORNELIO MATOS
Externo à Instituição - GABRIEL KAFURE DA ROCHA
Notícia cadastrada em: 05/12/2022 12:18