FILOSOFANDO SOBRE O CUIDADO
Ensino de Filosofia, Educação, Cuidado
O presente trabalho propõe uma reflexão sobre a formação do humano a partir de pontos de interseção entre o cuidado e a educação. Acreditar que haja encontro entre essas temáticas nos permite buscar referências históricas, sociológicas e pedagógicas que fundamentem o presente estudo de cunho exploratório. Vale ressaltar que não pretendemos desenvolver novas metodologias de ensino de filosofia, tão pouco novos conceitos de cuidado, buscar-se-á compreender ações pedagógicas desenvolvidas sob uma perspectiva de integralidade na educação não formal desenvolvida em uma comunidade da periferia urbana em Recife/PE: a comunidade do Coque.
O conceito geral de educação em nossa cultura, via de regra, está associado a um privilégio da cognição e a ideia de que a racionalidade esgota por si mesma todas as facetas e possibilidades do fenômeno humano. Tal associação não é isenta de problemas, pois, nessa ótica, a aprendizagem passa a ser sustentada univocamente pela lógica dos meios e dos procedimentos, um tipo de pressuposição vital nos diagnósticos que são produzidos sobre a educação na contemporaneidade.