INDÚSTRIA CULTURAL X CONCEITO-IMAGEM EM ADORNO E CABRERA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO A PARTIR DO USO DE CINEMA NO ENSINO DE FILOSOFIA
Cinema, ensino-aprendizagem, filosofia
O cinema é uma expressão artística de grande significação semântica e simbólica. Os filmes, na visão filosófica, abre novas perspectivas de contato com este inexorável mundo da imagem. A partir de suas manifestações, permitem compreender um aspecto da sociedade e como entes conclusos, que não demandam nenhuma abordagem crítica, mas, pelo contrário, que abram a possibilidade de serem investigadas, afirmadas, negadas, construídas e desconstruídas. Dentro do contexto pedagógico, o cinema é uma poderosa ferramenta para formulação de práticas pedagógicas eficientes, uma vez que o filme incluem de formas harmoniosas elementos de diversas áreas de conhecimentos de forma harmoniosas e cativantes. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo de fazer uma análise crítica da aplicação de uma intervenção pedagógica que tem como base a utilização do cinema como ferramenta de ensino, utilizando uma sequencia didática iniciando-se de aulas teóricas que possuem como intuito apresentar uma bagagem teórica para um melhor entendimento dos filmes, crianção de uma sala cinematografica, uso de filmes e um feedback a partir de atividades com os discentes. Foi visto que a utilização do cinema como ferramenta de ensino de filosofia mostrou-se eficaz devido ao aumento da participação e também do melhor dominio dos conteudos abordados, pois a utilização dessa arte tornou as aulas mais dinâmicas e inclusiva dos conhecimentos e exposição dos conhecimentos dos discentes.