Banca de DEFESA: MARIA DO CARMO BATISTA DA SILVA

DISCENTE : MARIA DO CARMO BATISTA DA SILVA
DATA : 28/06/2022
LOCAL: GOOGLE MEET

JOGOS DE LINGUAGEM NA SALA DE AULA:

um desafio metodológico no ensino de Filosofia

Jogos de Linguagem. Educação. Prática de ensino.

A presente dissertação tem por objeto de estudo os Jogos de Linguagem na educação, de modo específico, no ensino fundamental I, assumindo como base teórico-filosófica o conceito do filósofo Ludwig Wittgenstein. Na seara da educação, teóricos, a exemplo de Paulo Freire, Edgar Morin e Miguel Arroyo, fundamentaram o estudo. A adoção do estudo de caso, como método de pesquisa, permitiu a interpretação dos dados coletados que evidenciaram, na prática de ensino língua materna, a eficácia da aplicabilidade dos referidos jogos. A pesquisa, que objetivou desenvolver a criatividade e a consciência dos educandos para aspectos específicos de linguagem, aconteceu numa escola de ensino fundamental I, localizada no Município de Camaragibe-PE, envolvendo alunos do 3º e 4º anos. Os resultados apontam, para além dos objetivos traçados inicialmente, que houve uma melhoria significativa na motivação das crianças envolvidas no processo que conseguiram, de maneira exitosa, realizar as atividades propostas na vivência dos jogos trabalhados. Os jogos de linguagem, portanto, revelam-se uma ferramenta metodológica facilitadora da aprendizagem. A relevância da pesquisa advém da facilidade de aplicação dos jogos de linguagem e da ampla possibilidade de contextualização dos conteúdos trabalhados, da qual tanto educadores quanto educandos poderão se beneficiar, no cotidiano do processo educacional.

Presidente - 1173947 - CELIA MARIA RODRIGUES DA COSTA PEREIRA
Externo à Instituição - JOSÉ MARCOS GOMES DE LUNA - UNICAP
Interno - 3537750 - SUZANO DE AQUINO GUIMARAES
Notícia cadastrada em: 27/06/2022 12:04