Banca de QUALIFICAÇÃO: JANEZILDA DO NASCIMENTO LUCIANO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JANEZILDA DO NASCIMENTO LUCIANO
DATA : 25/07/2022
LOCAL: UFPE departamento de filosofia via Google Meet

“OFICINANDO CONCEITOS”: UMA INVESTIGAÇÃO FILOSÓFICA SOBRE METODOLOGIA DO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DO PARADIGMA RIZOMÁTICO

Ensino. Filosofia. Metodologia. Aula. Conceito.

O trabalho teve como objetivo trilhar por um caminho que conduziu uma pesquisa realizada em torno do ensino de filosofia, no Ensino Médio, com base na investigação de diversos documentos oficiais, textos de autores e comentadores e numa análise da metodologia apresentada como “oficina de conceitos” numa perpspectiva filosófica de Silvio Gallo e a partir de uma paradigma rizomático. à procura de nos apropriarmos de conteúdos e conceitos que fundamentam abordagens metodológicas para o ensino de filosofia, nossa proposta construída não configura uma receita, mas sim, aponta, de alguma forma os pontos positivos e negativos presentes em cada uma das abordagens analisadas. esse material coletado possibilitou uma abordagem comparativa que nos direcionou para experimentação da proposta de “oficinar conceitos” que aponta para uma desconstrução e reconstrução de conceitos em torno do ensino de filosofia no Ensino Médio, proposta que experimentamos a partir de uma intervenção realizada juntamente com os alunos da Escola de Referência em Ensino Médio Aura Sampaio, escola da rede estadual de ensino em Salgueiro- PE. Durante toda a caminhada investigativa percebemos algumas brechas, bastante significativas, existentes nas diretrizes propostas pelo sistema educacional, “educação maior”, que impactam diretamente na prática partilhada por professores e alunos nas sala de aula em busca da construção de um conhecimento dito filosófico. Esse impacto vê-se refletido principalmente no lugar que é determinado para a filosofia no currículo do Ensino Médio, assim como na obrigatoriedade ou não de seu ensino. Desse modo, tem-se a intenção de contribuir com instrumentos, ideias e planejamentos que fortaleça a necessidade do ensino de filosofia, colocando-a como protagonista, não apenas no rol disciplinar dos currículos, mas primordialmente nas salas de aula do Ensino Médio, buscando assim, uma prática verdadeira da chamada interdisciplinaridade a partir do diálogos surgidos entre os pares formados nas áreas de conhecimento e com professores e alunos, sem no entanto deixar morrer o desejo de fazer, refazer e acontecer algo novo e consistente neste vasto universo que é a Educação.

Presidente - 3537750 - SUZANO DE AQUINO GUIMARAES
Interno - 1796776 - JUNOT CORNELIO MATOS
Externo à Instituição - GABRIEL KAFURE DA ROCHA
Notícia cadastrada em: 10/06/2022 11:57